
sexta-feira, junho 20
AULA DE CIÊNCIAS

quinta-feira, junho 19
CICLO DA NATUREZA

PERGUNTAS!!!

AS SOMBRAS...

Com o dia ensolarado foi possível realizar com êxito a experiência sobre como se formam as sobras. Achei que teriam dificuldade para descobrir como manipular as figuras de formas e tamanhos diferentes, mas enganei-me, foi só brincarem um pouco para logo descobrir como deveriam fazer. Utilizando as figuras projetaram algumas formas de sombras no chão e depois com as mãos fizemos bichinhos para observar suas sombras. Fiquei encantada como os alunos sentiram-se desafiados ao manipularem figuras simples e com elas formaram inúmeras possibilidades. Fiz então alguns questionamentos:Para haver sombra, é necessário haver luz?Sombra é o mesmo que escuro?O claro e o escuro modificam nossas atividades diárias? Há atividades que só são feitas no claro? E no escuro? Quais? Dê exemplos de fenômenos da natureza que ocorrem no claro e no escuro?Qual a importância das sombras na natureza? Cite alguns fenômenos em que se percebe essa importância. A sombra de uma árvore é igual durante todo o dia? Por quê?Outro fato que me deixou admirada foi como as crianças possuem saberes de suas observações a respeito da natureza, pois tiveram respostas para todas as perguntas feitas, mesmo aquelas que imaginei que não conseguiriam responder.
ESPAÇO E FORMAS

Acredito que uma das formas mais naturais de incluirmos o estudo de espaço e forma nas aulas de matemática é através de brincadeiras. Brincar desenvolve diversas relações de espaço.
Ao se falar em geometria, é comum imaginar atividades em que as crianças apenas reconheçam formas geométricas como círculos, quadrados, retângulos através de desenhos e pinturas e da nomeação dessas figuras. As crianças também desenvolvem o pensamento geométrico explorando objetos no meio em que vivem. No caso dos alunos com que trabalho, apesar da grande dificuldade em surgir, espontaneamente, uma impressão ou construção própria, há a possibilidade de exploração dos materiais, que já elevam o conhecimento. Trabalho as primeiras noções de formas geométricas na sala de aula com massa de modelar. É uma ótima forma de aprender brincando. Enquanto brincam e montam as formas geométricas o aluno descobre que o Sol é um círculo, que a janela é quadrada e que o teto da casa é um triângulo, sendo assim, as formas geométricas estão por toda parte.Esta atividade ajuda os alunos a identificar e reconhecer as formas geométricas manipulando e visualizando suas construções. Identificando-as através de brincadeiras, torna-se assim mais atrativo o processo de ensino e aprendizagem.
Ao se falar em geometria, é comum imaginar atividades em que as crianças apenas reconheçam formas geométricas como círculos, quadrados, retângulos através de desenhos e pinturas e da nomeação dessas figuras. As crianças também desenvolvem o pensamento geométrico explorando objetos no meio em que vivem. No caso dos alunos com que trabalho, apesar da grande dificuldade em surgir, espontaneamente, uma impressão ou construção própria, há a possibilidade de exploração dos materiais, que já elevam o conhecimento. Trabalho as primeiras noções de formas geométricas na sala de aula com massa de modelar. É uma ótima forma de aprender brincando. Enquanto brincam e montam as formas geométricas o aluno descobre que o Sol é um círculo, que a janela é quadrada e que o teto da casa é um triângulo, sendo assim, as formas geométricas estão por toda parte.Esta atividade ajuda os alunos a identificar e reconhecer as formas geométricas manipulando e visualizando suas construções. Identificando-as através de brincadeiras, torna-se assim mais atrativo o processo de ensino e aprendizagem.
TEMPO E ESPAÇO

quarta-feira, junho 18
AULA DE CIÊNCIAS

Para realizar os desenhos com os alunos tive que adaptá-los para a faixa etária das crianças (6 anos). A atividade despertou a curiosidade das crianças, sendo o lúdico e o emocional que apareceram para serem desenhados foram grandes atrativos para elas, pois formularam perguntas, suposições e hipóteses sobre os desenhos. Chegamos à conclusão de que tudo aquilo que está presente em nosso meio é mais fácil de identificarmos, pois o pensamento é algo que associamos com aquilo que vemos, sentimos, cheiramos, manuseamos e vivemos. Com esta atividade descobri o que os alunos sabem muito sobre meio ambiente, então devemos levá-los a querer descobrir o que ainda não sabem. Podemos utilizar esta atividade como auxílio na introdução de temas científicos, porque a mesma nos auxiliará em nosso compromisso de contribuir para que a criança leia e seu mundo e também o amplie percebendo as representações que os outros fazem deste mesmo mundo, lançado o desafio para explorarem seus conceitos elaborando e transformando outros do seu cotidiano.
CLSSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO

CORRENDO ATRÁS DO TEMPO PERDIDO...

Assinar:
Postagens (Atom)