
Muitos estudiosos e pesquisadores têm trabalhado na tentativa de compreender a elaboração do pensamento do ser que aprende, ou seja, entender, por exemplo, como funciona o pensamento da criança quando está aprendendo a ler e escrever. Um conhecimento fundamental para o educador é que são muitas linguagens que se apresentam como fator de identidade de grupos sociais. Por isso, as pessoas lêem e escrevem de formas diferentes. Conhecer e respeitar estas diferentes linguagens são decisivos para que o trabalho em sala de aula possa desenvolver atitudes de diálogo e respeito com culturas distintas na qual a criança conhece e pertence. Para Vygotsky e seus seguidores estudaram o desenvolvimento e as capacidades intelectuais superiores do homem, acreditando que a linguagem atuaria como principal fator para que esse desenvolvimento ocorresse. Analisando a linguagem como um conjunto de símbolos com caráter histórico e social, enfatizaram a importância da informação e da interação lingüística para a construção do conhecimento. Suas idéias sobre linguagem ajudaram a esclarecer as relações entre pensamento, linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. A partir das investigações desses estudiosos, entre outros, o educador tem condições de perceber claramente o processo de apropriação de conhecimento pelo aluno e, especificamente, o processo de reconstrução do código lingüístico, isto é, o processo de alfabetização.