domingo, outubro 22

Discutindo Blogs Pedagógicos - Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação
Dados de Identificação:Universidade Federal do Rio Grande do Sul Curso: Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental Disciplina: Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação Semana 2 Pólo: AlvoradaProfª:Silvia Porto Meirelles Leite
Blog é a construção coletiva do texto. É a ferramenta adequada à construção da escrita colaborativa. São diários pessoais em formato eletrônico, por apresentarem relatos de pessoas que escrevem sobre suas famílias, seus gostos, atividades e sentimentos, crenças e tudo que for conversável.
Os blogs apresentam características técnicas que podem ser consideradas pedagógicas, pois permitem alcançar o letramento digital. Uma das estratégias de produção escrita é o uso de textos mais curtos, onde há produções de situações do uso da língua como numa conversa informal, ou seja, uma conversa mais amigável.
Na educação, pode-se encontrar uma relação de atividades a serem desenvolvidas por professoras utilizando blogs, como propor a criação de um blog para discutir livros lidos, expor suas idéias, escrever e discutir sobre notícias diárias, criar projetos em grupos,
entre tantos. Os blogs representam uma exelente oportunidade para educadores promoverem alfabetização através de narrativas e diálagos. Professores e alunos recorrem a esta base de conteúdos educativos com vista a gerar novos conhecimentos.
Visitei vários blogs, e fiquei facinada com a quantidade de informações que podemos adquirir com os blogs educativos, por ser uma ótima ferramenta de aprendizado permitindo fazer a comunicação entre pessoas, aprofundando cada vez mais os conhecimentos através da informática, e ajudando de certa forma a melhorar a leitura, onde todos podem dar suas opiniões em relações a vários assuntos comentados no blog.
Vamos blogar?http//www.fpce.ul/pessoal/ulfpcost/te3aula2003
Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web. Uma pessoa escreve quando tiver vontade e todos que visitam o seu blog têm acesso ao que ela escreveu. O blog também é um meio diferente de estudo, onde os alunos não ficam só na sala de aula escrevendo e prestando atenção ao professor, mas dando sua própria opinião, ampliando seus conhecimentos de um geito diferente e até divertido.
Gostei muito do blog: http//blogosferamarli.blogspot.com/2006
Onde a Suzana Gutierres, da UFRGS, fala das contribuições dos blogs para o ensino e aprendizagem e na possibilidade da criação coletiva, aproximando alunos e professores.¨São aplicativos fáceis de usar , que promovem o exercício da expressão criadora do diálago entre textos e da colaboração¨.
Depois desta pesquisa, descobri os recursos valiosos que os blogs têm em relação a educação e o quanto serão útil para o meu trabalho.