sábado, outubro 4

AFINIDADE


Pesquisando para o meu PA, que é sobre afinidade, encontrei essa frase muito bonita e que de certa forma me deu ânimo para continuar o trabalho.
"A vida na terra é um aprendizado constante, e só cresce quem tem humildade para aprender, discernimento para ensinar e, sobretudo, coragem de renovar atitudes para melhorar"

PENSANDO BEM...


O bom da vida é...
Ir a luta com determinação, abraçá-la e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia...porque o mundo pertence a quem se atreve e A VIDA É MUITO para ser insignificante" (Chaplin)

terça-feira, setembro 30

GESTÂO DEMOCRÀTICA

Através das leituras, da interdisciplina Organização da Escola, Percebi que minha escola, esta longe de ter uma Gestão Democrática em todas as dimensões, ou seja, Financeira, Administrativa e Pedagógica. Nós, educadores, muitas vezes nos dedicamos apenas para as nossas salas de aulas e não percebemos o quanto podemos trabalhar com a comunidade, auxiliando essa comunidade a participar mais do âmbito escolar na luta pela democracia da educação. No texto de “Medeiros e Luce”, destaquei a seguinte frase: "A luta por mais e mais democracia, fonte inesgotável do aperfeiçoamento da convivência humana, tem na educação sua maior sustentação e por isto tem de ser valorizada como prática política e pedagógica em todas as escolas." Essa frase tem me levado a refletir sobre a importância de nos envolvermos nas demais áreas da escola, e também levando os colegas a essa reflexão, valorizando e colocando em prática o PPP da nossa escola, construíndo através do planejamento participativo projetos específicos de interesse da comunidade escolar.

"AS FASES DA VIDA DE ERIKSON"

Através da leitura dos textos da interdisciplina Psicologia da Vida Adulta, pude perceber como as características evidenciadas por Erikson, estão presentes na minha vida. Vivenciei cada fase sem perceber e, ao refletir sobre as pessoas que me rodeiam fiquei impressionada com os diferentes aspectos que encontrei, principalmente na minha própria família, percebi exatamente os aspectos psicológicos, biológicos, intelectuais, relacionais, familiares, amorosos e profissionais que o autor descreve no seu texto. Não costumava observar a fase adulta, apenas a infantil, mas agora estou mais atenta a minha própria fase, pois acredito que este conhecimento vai poder melhorar minha vida nos aspectos positivos e negativos que terei que enfrentar pela frente.