quarta-feira, outubro 31

TEATRO E EDUCAÇÃO




Foi muito divertido fazer com os meus alunos o trabalho de teatro, onde eles mostraram o quanto são capazes de se expressar através do próprio corpo. No início surgiram vários conflitos e demonstraram diferentes sentimentos, como insegurança, timidez e até ciúmes,(porque alguns queriam aparecer mais que outros) mas depois eles entenderam a proposta da atividade esforçando-se ao máximo para saírem bonitos na foto. Também fiquei impressionada com o que eles são capazes de fazerem quando é apresentado para turma uma atividade diferente daquela que estão acostumados, pois logo passa a timidez e todos querem brincar. Para mim como educadora só vem confirmar aquela frase que diz que " As pessoas aprendem quando ensinam", pois tenho aprendido "teatro" quando ensino "teatro" para os meus alunos.

DESENVOLVIMENTO:
Estava trabalhando com os alunos sobre ecologia, em uma coleção de10 livrinhos com temas variados, (textos: Silvio Luiz Panza), então resolvi usar pequenas partes dos textos para que os alunos dramatizassem. Como são crianças pequenas do 1º ano, deixei-os livres para que criassem seus próprios personagens.
Ao propor a atividade, observei que eles adoraram a idéia, pois se tratava de algo novo e diferente, mas entenderam como uma simples brincadeira, devido à faixa etária da turma. Eles se divertiram muito com as atividades que durou uma tarde, entre leituras, dramatizações e brincadeiras.
No começo senti que alguns demonstravam timidez, e tiveram dificuldade em começar a participar, mas aos poucos foram se soltando. Não surgiram dúvidas, apenas alguns desentendimentos, pois sempre tem aqueles que querem aparecer mais que os outros nas fotos.

CONCLUSÃO:

Este projeto incentivou os participantes a se relacionar de uma forma harmoniosa e amigável; trabalhando os limites na convivência entre os colegas, na escola, na família e na sociedade; O autoconhecimento do corpo e seu potencial (coordenação), orientação espacial, incentiva aspectos como iniciativa e criatividade.


Fotos dos meus artistas.