domingo, novembro 21

A impotância de um plano de aula

As atividades do eixo VII foram muito importantes, pois trouxeram atividades relevantes nas nossas aprendizagens, que foram desenvolvidas com os alunos em sala de aula. E, uma das que culminou nessas atividades foi o plano diário de aula que desenvolvemos na interdisciplina Linguagem e Educação com a professora Darlize Teixeira de Mello. Essa atividade foi a que me levou a desenvolver o tema do projeto do estágio e, consequentemente, a investigação do TCC. A temática escolhida para todos esses trabalhos dos últimos eixos foi “O mundo dos animais” enfocado com os cuidados do meio ambiente, pois como educadores enfrentamos o desafio de direcionar as crianças para a observação consciente e crítica do que acontece a sua volta, num mundo em constante transformação. A professora Derlize foi bastante exigente para a realização do plano, pois, após escolhermos o tema, tivemos que reajusta-los várias vezes, até se enquadrar nas suas exigências. E com isso, ela nos mostrou que um plano de aula não pode ser feito de qualquer maneira, pois implica em várias questões importantes para aprendizagens dos nossos alunos. Para iniciar o planejamento, devemos de início, criar as condições de aprendizagens adaptados a realidade dos educandos, conforme a sua faixa etária, possibilitando-os trabalhos mais significativos. O professor deve planejar suas aulas com cuidado, respeitando o conhecimento prévio do estudante e a diversidade da sala de aula, valorizando as competências de cada um. É indiscutível a importância de se elaborar o plano partindo do interesse dos alunos e, para isso, o educador deve estudar o assundo para poder pensar nas melhores maneiras de ensiná-los.