sexta-feira, maio 29

TESTE MÉTODO CLINICO PIAGETIANO.

Na aula presencial de Psicologia aprendemos com a professora Luciane aplicar o método clínico piagetiano, com o método podemos compreender em que estádio de desenvolvimento os alunos se encontram. Para entender melhor, segundo Piaget, existem 4 estádios de desenvolvimento. Sensório – Motor (0 – 18/24 meses); Pré – Operatório (2 – 7 anos); Estádio das operações concretas (7 – 11/12 anos); Estádio das operações formais (11/12 – 15/16 anos). Neste vídeo dá para ter uma ideia de como é aplicado o teste.





Realizei o teste do método clinico com minha neta de seis anos. Melissa está no 1ºano é uma criança esperta e comunicativa. Após o teste constatei que apesar de já saber ler e escrever, ainda esta na fase pré-operatório, pois acredita que ao modificar a forma da massinha, essa modifica a quantidade.

terça-feira, maio 26

Mundo maravilhoso!!!

Depois do trabalho sobre Auschwitz (Holocausto na Alemanhã Nazista), somente um vídeo deste para relaxar...

domingo, maio 24

“Educação após Auschwitz”

Theodor Wiesengrund Adorno (1901-1969), filósofo, sociólogo e musicólogo. Nasceu na Alemanha na cidade de Frankfurt, onde se destacou como membro da famosa Escola de Frankfurt. Devido à perseguição aos judeus viveu exilado por alguns anos. Foi um dos responsáveis pelo despertar da consciência crítica no pós-guerra, abordando uma questão fundamental para compreender o passado histórico referente ao Holocausto na Alemanha Nazista, no período da Segunda Guerra Mundial. Esse episódio foi um dos acontecimentos mais marcantes na história da humanidade. Deixou marcas e danos irreparáveis na condição humana e não apenas naqueles que sofreram os horrores e as barbáries como vítimas diretas ou indiretas. O fato mais assustador é que a própria sociedade propiciou homens capazes de cometer tais atrocidades e permitiu que uma verdadeira “indústria de extermínio” de pessoas se instalasse e funcionando plenamente. A preocupação de Adorno é como evitar que Auschwitz venha a se repetir. O indivíduo, nos dias de hoje, está sujeito ao imediatismo, ao consumismo e ao individualismo. O que a educação pode fazer por esse indivíduo? Repensar a escola é humanizá-la. Através das relações interpessoais, que mexem com a emoção e geram laços afetivos se consegue uma ação transformadora e humanizante. O texto de Adorno é um alerta para a sociedade e para os educadores. É preciso refletir sobre o tipo de ser humano que nosso sistema social está gerando e formando. O calor humano é pré-requisito contra a barbárie.