sábado, dezembro 11

REFLEXÃO DO FINAL DO CURSO/2010

Fazendo uma retrospectiva do curso de pedagogia que esta findando nesse dia, iniciarei fazendo um resumo da intenção inicial do curso, que faz parte da introdução do meu TCC, para que fique claro para os caros leitores os objetivos do curso criado para qualificar os professores da rede pública e o quanto foi importante para nós, educadores, esta oportunidade. “Devido às intensas mudanças no mundo, em relação aos avanços científicos e tecnológicos, fui à busca de qualificação profissional. Após o vestibular iniciei o curso de graduação em pedagogia à distância (PEAD), oferecida pela UFRGS, fundamentada na qualificação dos docentes da rede pública. O curso tinha como meta a interação dos docentes, através de trocas de idéias, experiências e informações, feitos pelos espaços do ambiente virtual (curso on-line), baseadas nas reflexões teóricas das práticas de sala de aula. Como discente, aprendi que um dos pontos relevantes para um melhor desempenho profissional é buscar procedimentos metodológicos que faça a articulação entre a escola e o mundo, na perspectiva de uma educação crítica, que contribua para uma transformação social. Um dos objetivos do curso, além de atribuir novos significados ao papel do professor, também era de habilitar os docentes para a utilização de recursos informáticos na prática pedagógica, a partir dos conhecimentos das TICs (Tecnologias da Comunicação e Informação), numa construção cooperativa de conhecimento”.
O BLOG foi criado exclusivamente para o curso de pedagogia do PEAD da UFRGS, onde deveríamos postar o nosso crescimento como discente refletindo sobre as práticas pedagógicas como docente. Ele foi um grande aliado nesta caminhada, muitas vezes nos serviu como um diário amigo, para desabafos, reflexões e trocas de conhecimentos e, também alguns momentos nostálgicos, mas, em outras ocasiões, foi quase que um inimigo, por se parecer com um caderno de atividades obrigatórias de sala de aula. Mas, em fim, que ferramenta maravilhosa que o mundo atual nos trouxe, onde podermos dividir nossos trabalhos, nossas idéias e pensamentos com outras pessoas e vice-versa. E, o que há de melhor, é que não precisamos sair de casa para interagir com colegas, amigos e, principalmente, os desconhecidos, que também fazem parte da nossa vida, sem mesmo nos conhecermos, pois assim como nós, alunos do PEAD, estão sempre em busca de novidades para melhorar suas práticas pedagógicas. Como eu gostaria de poder ter tido muito mais tempo para me dedicar ao BLOG, mas a correria do dia-a-dia e os problemas particulares consomem, consideravelmente, com o nosso tempo. Quando nos damos conta o tempo já passou e, o mais rápido que o esperado. Como agora, nesse momento, que estou aqui em frente ao meu computador, sem ainda acreditar, que esta é a última atividade da interdisciplina do Seminário Integrador. Interdisciplinar que nos acompanhou durante toda a trajetória desse curso, com as queridas professoras “Bea e Ires”, nos ajudando e acompanhando, com aquela paciência de mães, mas ao mesmo tempo com olhares atentos para que suas filhas peadianas não se perdessem pelo caminho. Foi com elas que aprendemos a lidar e tirar todo proveito possível das Tics, recurso imprescindível na educação do século XXI. Hoje, posso afirmar que me sinto uma pessoa muito importante e realizada, por estar sendo uma formando do curso de pedagogia, em uma faculdade com a magnitude da UFRGS. E, o que é melhor ainda, pioneiras nessa caminhada. Importante, não simplesmente para massagear o Ego, mas me sinto importante por ser uma outra pessoa, com uma visão de mundo ampliado, e uma pedagoga preparada para o futuro, ou seja, uma pedagoga do futuro.
UM JARDIM DE ESPERANÇA...
Todo o jardim começa com um sonho de amor. Antes que qualquer árvore seja plantada ou qualquer lago seja construído é preciso que as árvores e os lagos tenham nascido dentro da alma. Quem não tem jardim por dentro, não planta jardins por fora... nem passeia por eles.
Rubem Alves

quinta-feira, dezembro 9

Eixo VI: Educação de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

Antes de terminar o curso, não poderia deixar de comentar sobre uma interdisciplina do eixo VI, que foi de grande imporatancia para a minha vida como educadora, por conviver diariamente com essas pessoas na minha escola. No eixo VI todas as indisciplinas (Seminário Integrador, Filosofia da Educação, Questões Ético-raciais na Educação, Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoco da psicologia II) foram importantíssimas para o nosso crescimento profissional, mas a interdisciplina de“Educação de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais”, me ajudou a entender melhor a questão da inclusão, pois nós educadores, por mais que nos esforçamos, costumamos encontrar entraves ao receber esses alunos, acreditando que não conseguiremos fazer um bom trabalho com eles devido a suas limitações, e também por desconhecer os diagnósticos. As observações e os relatórios feitos sobre um aluno especial da minha escola fizeram com que eu prestasse mais atenção nas crianças da classe especial quando encontro-os no refeitório, ou quando estão brincando no pátio da escola. Faço agora um apanhado dos objetivos da interdisciplina no curso para esclarecer os meus aprendizados, que foram os seguintes: nos dar informações básicas da história da evolução das atitudes que os diferentes grupos sociais estão assumindo em relação às pessoas consideradas anormais ou deficientes, oportunizando o conhecimento dos aspectos de base das políticas públicas brasileiras na área da educação especial. Também estudamos, refletimos e debatemos através dos fóruns a respeitos de vários aspectos relacionados aos serviços de apoio à inclusão escolar, abrindo um leque de informações muito importante para nossa prática pedagógica. Estudamos e debatemos os aspectos da deficiência física como as características, limitações, potencialidades desse grupo de alunos que tem sido muito desafiador quanto ao conhecimento psicológico e quanto às práticas pedagógicas. O Autismo é um grupo muito diversificado, que tem recebido diferentes nomes ao longo da história: autismo, psicose infantil, transtorno global do desenvolvimento, para citar alguns. A deficiência mental é um quadro complexo, cujo diagnóstico não é simples de ser feito. Além disso, por apresentar um rendimento escolar diferenciado em relação aos colegas, em geral é um aluno que demanda uma série de modificações no contexto escolar, envolvendo currículo, conteúdos, intervenção pedagógica, avaliação, apoios... Desta forma, o aluno com deficiência mental tem se deparado com bastante resistência à sua entrada no ensino comum. Por isso, é fundamental que esse quadro seja estudado e melhor compreendido para que a escola possa promover as transformações necessárias pra viabilizar sua efetiva aprendizagem.
Parte dos textos das atividades da interdisciplina Educação de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, retirados das páginas do Roda. https://www.ead.ufrgs.br/rooda/rooda.php