domingo, maio 2

Reflexão sobre o projeto do estágio.

Este tema “animais” interessa e desperta a curiosidade das crianças, pois além de fazer parte do universo infantil, também possibilita reflexões sobre os cuidados com os bichos, aproximando os alunos da vida animal. As atividades propostas têm valorizado o conhecimento prévio dos alunos em relação à temática, pois sabemos que o processo de alfabetização tem início muito antes do ingresso da criança na escola, em suas primeiras tentativas de compreender o universo letrado que a rodeia. É um processo natural, em que o aluno busca resposta às suas curiosidades e indagações, levantando hipóteses, até tirar as suas conclusões, pois ele é responsável pelo seu processo de aquisição do conhecimento. Autores como Jean piaget e lev Vygotsky trouxeram teoria importantes para dar fundamento ao trabalho com as crianças , pois a compreensão de como o conhecimento humano se constrói ao longo da vida destaca a importância da atividade do sujeito no meio em que ele vive. A criança tem um papel ativo na construção do seu conhecimento, isso significa que a interação com o ambiente, permite a ampliação do seu conhecimento. Dentro das atividades que estou propondo no projeto, promove o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, utilizando diferentes tipologias textuais, onde o aluno é estimulado a usar da criatividade e autonomia.
No momento estou utilizando os meus próprios recursos tecnológicos nas aulas, pois carrego o Notbook, a máquina fotográfica e um rádio MP3. Minha escola esta com problemas no laboratório de informática desde que foi roubada no ano passado.
Ao utilizar diversos textos e histórias, aproveitei para fazer ganchos com outros temas como família, reprodução dos seres, solidariedade e a diversidade entre os seres, permitindo que as crianças experimentem sentimentos, assimilem e compreendam significativamente os valores essenciais para uma vida social.
Deixo aqui uma mensagem que também deixei na reflexão do meu trabalho do meu orientador.
"O maior desafio de qualquer tempo é aprender a viver. Que valor tem a vida sem projeto de vida? É preciso traçar regras de bem viver, estabelecer prioridades, administrar o tempo, gerir informações, competência emocional para reconhecer e controlar as emoções, e aprender a auto-estimular a produção dos hormônios que formam o padrão químico do bem estar. Se você é educador, antes de procurar o valor de x, invista 5 minutos diários, ensinando sobre o VALOR DA VIDA"!
(*Ivone Boechat (Graduada em Pedagogia,Mestre em Educação, PhD – Psicologia da Educação, Bacharel em Direito.)