terça-feira, novembro 10

PLANO DE AULA

O plano de aula é realmente importante na organização do trabalho pedagógico do professor. Um plano de aula pode ser definido como a previsão dos conteúdos e atividades de uma ou de várias aulas que compõem uma unidade de estudo. Dessa forma, “ele limita-se à previsão do desenvolvimento a ser dado ao conteúdo da matéria e as atividades de ensino-aprendizagem proposta de acordo com os objetivos no âmbito de cada aula”. (GIL, 2007, p.
“É a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo. (...) É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem.” (PILETTI, 2001, p.73)
Na elaboração do Plano de Aula, não existe um padrão único. É preciso, no entanto, que um mínimo de coerência seja percebido na seqüência dos elementos a serem considerados no processo ensino-aprendizagem.
As partes integrantes de um plano de aula são: os objetivos, os conteúdos, a estratégia, os recursos didáticos e a avaliação.