sexta-feira, outubro 17

ADULTESCENTE

Pesquisando sobre "Adultecência" para o trabalho de psicologia, encontrei este texto muito interessante e que retrata a vida dos pais do século XXI.
Adolescentes respoderam a pergunta: Que adulto "faria a sua cabeça?". O maior índice foi dos avós. Talvez porque estes muitas vezes acabam fazendo papel de pais, pelo fato de os pais estarem ocupados com a vida financeira, profissional e intelectual. Os pais, então, tentam ser "amiguinhos" dos filhos, tentando igualar as condições, gerando intermináveis discussões. Neste caso, o adulto torna-se um "adultecente", pois apesar de terem a idade cronológica da vida adulta, não têm a idade maturacional de um adulto. Tudo isso acaba gerando insegurança, pois os pais, não assumindo seu papel, não conseguem estabelecer os limites necessários para o desenvolvimento do adolescente, não conseguem impor regras e nem ter conversas construtivas, e com esta insegurança, surgem as drogas, a bebida, o cigarro. É por isso que os adolescentes valorizam os avós como "adultos que fazem suas cabeças",então, quando os filhos estiverem valorizando muito os avós, é necessário que os pais pensem bem se estão exercendo o seu papel de pais ou passando por uma fase de adultecência. (Helissa)

quarta-feira, outubro 15

"DIA DO PROFESSOR"

Ao escolher uma mensagem para o nosso dia, não consegui pensar em outro texto a não ser uma oração, pois através da fé e muita coragem insistimos nessa profissão, que está cada vez mais abandonada e desestimulada pela sociedade, onde perdemos o respeito e a as vezes até nossa própria identidade.
Oração do Professor
Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim um professor no mundo da educação. Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons. São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento. Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir. Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar. Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir. Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho . Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre. Amém!