quinta-feira, janeiro 11


ECS 11

Reflexão sobre Políticas Educacionais no Brasil
Analisando os textos que li, notei muitas desigualdade dentro dos sistemas educacionais, o federal, estadual , municipal e paticulares. Não existe uma interação dentro do sistema, pois alguns programas educacionais são isolados, e essa falta de união tem prejudicado os avanços na educação. Dentro das escolas que trabalho não foi implantado nem um programa educacional como “amigos da escola” ou “escola aberta”, apenas o que foi aprovado por lei em fevereiro de 2006, para todo o país que é o ensino fundamental de nove anos.
Comparando as escolas públicas das escolas particulares , estas últimas estão melhores equipadas, com melhor qualidade de ensino, onde tem aulas de espanhol, inglês, informática e esportes. Agora que as escolas públicas estão começando a
investir em informática, mas ainda é muito pouco perto do que seria necessário.
Apesar de haver toda essa desigualdade social a educacão, já vem apresentando progressos, porque as redes de ensino estão constantemente debatendo e realizando seminários sobre educação, procurando melhorar a qualidade de ensino do país. O que vem contribuindo com a diminuição da analfabetismo, da evasão e retenção dos alunos, mas claro que ainda precisa ser feito muito mais pela educação no Brasil. As escolas estão com mais autonomia para elaborar seus projetos políticos pedagógicos, dentro das suas realidades, apesar de que eles não estão realmente sendo usados, e outros segmentos da sociedade que também estão se reunindo para discutir a qualidade na educação.Alunos pobres que antes ficavam foram do ensino, agora já estão tendo oportunidade de concluir os estudos e estar freqüentando escolas, faculdades, um exemplo sou eu que estou na UFRGS, mas ainda precisamos que os governantes repassem mais recursos para a educação, principalmente remunerar melhor os professores para que eles possam invesstir na sua qualificação, e assim melhorar o ensino do nosso país.

ECS 10 Texto Final


Educar com alegria. O professor que ama o que faz com certeza ensina o seus alunos com muito prazer esse capacidade demonstra uma esperança no fazer pedagógico.
Paulo Freire é, e sempre será uma inspiração para todos os professores e nós não cansamos de ler e refletir e tentar seguir os conselhos deixados nas mensagens do mestre, mas eu gosto muito da poesia onde ele fala da importância das pessoas dentro do contexto escolar, que a cima de tudo tremos que valorizar o ser humano.
“A escola é... o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas e quadros, programas horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente. O coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar. Não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”! Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer fazer amigos educar-se, ser feliz”.
Poesia do Paulo Freire

ECS 10 Texto Inicial

Ser professora sempre foi uma vocação, pois já gostava de ensinar os meus irmãos desde cedo, que não eram poucos, um total de oito. Só fiz o magistério depois de casada e com dois filhos pequenos, e mais um bebê na formatura. Devido a profissão do meu falecido marido, não consegui dar aulas, porque não paravamos muito tempo no mesmo lugar e também tinha três crianças para carregar. Mas o tempo passou, os filhos cresceram e a vida foi se ageitando aos poucos, e eu pude prestar um concurso e realizar meu sonho. Existem em livros de vários autores frases prontas definindo a profissão do professor, mas tem uma em que acredito ser o início de toda a vida profissional,"Ser professor não é ter um diploma e sim ter o dom", se temos o dom, somos naturalmernte críticos, reflexivos e sabemos respeitar os saberes dos aprendizes, com uma visão transformadora, sempre pensando no futuro.
No meu blog tem um texto que desconheço o autor, mas descreve exatamente no que acredito, pois me inspiro nele para conduzir a minha profissão.
"Não me dêem fórmulas certas, pq eu não espero acertar sempre!!! Não me mostrem o que esperam de mim, pq vou seguir meu coração, não me façam ser quem não sou, não me convidem a ser igual, pq sinceramente sou diferente, não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar de pés no chão, sou sempre eu mesma!!!Mas com certeza não serei a mesma para sempre!"

ESC9

Disciplina: Escola Cultura e Sociedade.Atividade: ESC 9 LETRA: EO ENSINO E A EDUCAÇÃO DA CLASSE TRABALHAD ORA O homem, assim como a máquina, se gasta e também tem que ser substituído por outro, no mercado de trabalho?.Nas fábricas se faz necessário à força do trabalho e definitivamente para isso não é necessário ser gasto uma grande soma como a educação. Basta a existência matéria do operário. Exigem uma formação pratica e não escolar.Para o capitalismo só é interessante produção material para enriquecer a burguesia. Por isso não exigem uma formação escolar como requisito básico para os empregados, podendo assim pagar um salário baixo, pois lhe é conveniente à ignorância e a necessidade pela subsistência dos trabalhadores.Para Marx a produção capitalista cria uma população excedente sempre disponível para ser lançada em rumos de produção em processos de expansão sem que ocorra a quebra de produção.A divisão social do trabalho fez com que a educação fosse privilégio e do interesse da minoria, de um determinado grupo dominante. Consequentemente ela é parcial e reflete os interesses deste grupo.Essa ?educação? resultou na alienação do homem.Uma vez alienado, separado e mutilado, o homem só pode recuperar sua condição humana pela crítica ao sistema econômico, à política e à educação efetiva da vida social.Um operário qualificado tem no seu cálculo do salário o tempo que ele gastou com educação e treinamento para desenvolver suas capacidades. Por isso não é interessante para o crescimento do capitalismo que seus empregados tenham educação. A educação se universaliza, mas a repetência, a evasão escolar e as taxas de analfabetismo parecem inflexíveis.Um dos caminhos para o desenvolvimento é através da educação, um vasto campo de ação para semear o crescimento humano em todos os aspectos.Mas só a cultura não basta, pois homens famintos não são bons ouvintes. E sobre tudo nada existe de mais terrível do que a cultura que conscientiza o homem instruído de sua injusta condição de esquecido do destino. É preciso uma nova ordem de relação entre as nações e os homens. E isso só será possível pela solidariedade moral da humanidade, pela ação do conhecimento e em virtude da educação.Neste sentido que podemos fazer enquanto educadores para inovar o sistema de produção?Como deve ser a educação básica para a reestruturação produtiva e a qualificação profissional?E, de que forma, como são avaliadas e reconhecidas, as qualificações?A escola auxilia na formação para o trabalho ou esta ocorre independentemente dela? Se a escola promove a formação para o trabalho, a que interesse atende: do capital ou do trabalhador?A relação entre escola e trabalho é uma relação de mediação, podendo constituir-se em campo de negação das relações sociais de produção. Esta nova idéia da escola como espaço de mediação condiciona as produções teóricas e as lutas em torno da educação como direito de cidadania. Retoma-se a discussão sobre a função social da escola, sob novas bases.
ESC 6 - WEBER II
Ser / estar x papéis Refletindo sobre as teoria de Weber, percebi que estamos diante das três dominações. Na escola temos a eleição de diretor, mas o vice quem escolhe é ele. O diretor é escolhido pelo seu carisma, pela tradição, pois está a muitos anos na direção. Outro fato seria nós na sala de aula, nós usamos nossa dominação legal para trabalhar com os alunos, bem como usamos também a carismática. Na verdade devemos aliar tanto a carismática quanto a legal para que aja um equilibrio. Poder / Hierarquia Na escola, assim como nos ambientes profissionais estamos numa hierarquia, onde o Diretor juntamente com o Conselho Escolar "detem " o poder sobre professores, funcionários e alunos. Assim como, o professor detem o poder na sala de aula, pois há uma hierarquia a ser respeitada.

quarta-feira, janeiro 10

MAX WEBER-ECS 5
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Licenciatura em Pedagogia a Distância Anos Iniciais do Ensino Fundamental Disciplina: Escola Cultura Sociedade
Pólo: Alvorada Prof.ª Vera Corazza Atividade: ESC 5 Aluna: Elisabeth Fátima
MAX WEBER- Intelectual e Sociólogo Alemão.
Um dos fundadores da Sociologia, conhecido sobretudo pelo trabalho sobre a sociologia da Religiao.
Em forma totalmente pura, as "bases de legitimidade" da dominação são somente três, cada uma das quais se acha entrelaçada - no tipo puro - com uma estrutura sociológica fundamentalmente diversa do quadro e dos meios administrativos.
Os três tipos de dominação legítima de que o autor fala são:
DOMINAÇÃO LEGAL- tendo como idéia básica que: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto a forma tendo na dominação burocrática, sua forma mais pura.
DOMINAÇÃO TRADICIONAL - seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal, obedece a pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade.
DOMINAÇÃO CARISMÁTICA - obedece-se exclusivamente a pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuída ou de sua dignidade tradicional, e portanto, também somente enquanto essas qualidades lhe são atribuídas, ou seja, enquanto seu carisma subsiste.
No texto o autor caracteriza cada tipo de dominação isoladamente, mas no dia a dia não existe uma dominação pura.
Nos tempos atuais nós ainda podemos ver influencias dos três tipos de dominação com predominância da dominação Legal.

ESC-4


Não postei essa atividade no tempo certo, mas acompanhei os blogs das minhas colegas e notei o quanto somos capazes de criar coisas maravilhosas, e as trocas de conhecimentos virtuais vieram acrescentar no nosso crescimento profissional, apesar dos obstáculos encontrados na tecnologia, vencemos e estamos felizes com tudo que aprendemos no PEAD.