domingo, junho 13

Reflexão sobre o meio ambiente.

Nesta semana fiz um apanhado geral sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, através de pesquisas das notícias dos jornais. Com as reportagens encontradas os alunos confeccionaram um jornal sobre todas as reportagens relacionadas ao assunto principal (meio ambiente) e outros similares referentes aos animais. Essa atividade levou os alunos a refletirem sobre a falta de cuidado que o homem está tendo com a natureza e as graves consequências causadas com o desmatamento, poluição da água e ar, e todos os lixos hospitalares, químicos e tecnológicos espalhados no meio ambiente, e que aos poucos vão destruindo o nosso planeta. Deixei claro que eles são os responsáveis pelo futuro da terra, e, que é muita responsabilidade, pois se não ajudarem a cuidá-la não terão mais os recursos naturais que temos hoje. Também conversamos sobre alguns dos filmes que eles assistem em casa com seus pais, com temas sobre a destruição da terra, em que geralmente aparecem ondas gigantes, terra congelando, guerras de bombas atômicas e outros... Apesar de serem fictícios dão ótimos exemplos do que acontecerá com o futuro de toda a humanidade se não nos unirmos para proteger o planeta. Depois de longa conversa comecei a questioná-los com as seguintes perguntas: Como vai ser no futuro se não existirem mais peixes nos rios e mares? Se os solos ficarem poluídos e não nascerem mais as plantações de onde saem nossos alimentos, como vamos sobreviver? E quem vai despoluir o ar quando não nascerem mais as árvores? Sem falar dos nossos queridos animais, que desaparecerão completamente da terra se não houver água e alimentos. Só sobreviverá em meio a destruição, os animais transmissores de doenças, que se alimentam de sangue ou do lixo (ratos, baratas, moscas e mosquitos).
Lev Vygotsky (1896-1934) diferenciou os dois tipos de conceito que convivem na compreensão da criança pequena sobre o mundo que a cerca: os científicos (assimilados na instrução formal) e os cotidianos (obtidos no convívio prático).
Os alunos tentam responder as perguntas e mostrarem que já têm opiniões próprias sobre os cuidados que precisam ter com o meio ambiente. A natureza faz parte do cotidiano deles e é através dela que formulam as primeiras teorias da sua relação com o mundo. Mas não conseguem fazer uma descrição lógica do que seria a vida na terra sem o que estão acostumados a ver e sentir no dia-a-dia. O trabalho de conscientização dos cuidados com o meio ambiente, mesmo que pareça um tanto complexa para essa faixa etária, lhes dá o direito de conhecer a verdade e a realidade que as a cerca, para que possam crescer com a convicção de que depende de cada um de nós o futuro do planeta. E cabe à escola aproximar os alunos, desde a tenra idade, aos conhecimentos científicos, oferecendo as crianças momentos de reflexão.