sexta-feira, junho 20

AULA DE CIÊNCIAS

Adorei a última aula presencial de ciências. O professor Zeca nos passou uma atividade muito empolgante e criativa, onde desenhamos parte de estrofes de músicas e, enquanto ele passava as nossas criações através do¨retoprojetor¨ a música ia tocando. Ficou lindo e emocionante. O retroprojetor é um excelente recurso visual para a apresentação de assunto em sala de aula, tendo inúmeras vantagens, quando devidamente utilizado, que poderão ser exploradas pelos alunos. Surgiram várias idéias de atividades que poderemos desenvolver na sala de aula, e o que é melhor, usar esse aparelho que muitas vezes fica guardado, sem que ninguém lembre da sua existência na escola. Boa idéia professor!

quinta-feira, junho 19

CICLO DA NATUREZA

A disciplina de ciências é muito importante dentro do currículo, pois aborda questões relacionadas à vida dos seres e suas interrelações. Precisamos compreender que fazemos parte do ambiente e, portanto somos responsáveis pela preservação das espécies e do equilíbrio ambiental. A conscientização da questão ecológica e ambiental nos alunos é consequentemente, na comunidade, principalmente no que se refere à falta e a qualidade da água, de modo que os levem a uma educação ambiental, para que, através da mudança de atitudes e comportamentos, possam usufruir de um futuro melhor. A humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso, pelo homem, dos recursos disponíveis. Todos nós podemos dar uma grande contribuição à preservação ambiental, adotando atitudes simples no cotidiano: em casa, na escola, no trabalho, ajudando a melhorar as condições de vida do planeta. Quando nos organizamos, é possível mudar muita coisa, inclusive o destino dado ao lixo que produzimos. Bem separado para a reciclagem, podemos ajudar a diminuir muitas toneladas de lixo produzidas diariamente no país que consequentemente poluem as águas. Portanto, vamos fazer a nossa parte, colaborando com a coleta seletiva, estimulando e conscientizando os nossos familiares, colegas e amigos, para vivermos numa cidade mais limpa!

PERGUNTAS!!!

Para construir o conhecimento, o sujeito, através da pergunta busca atualização e aperfeiçoamento. O professor deve estimular e valorizar o ato de perguntar do seu aluno que também está diretamente relacionado à aprendizagem. Devemos repensar nossa maneira de agir em relação às perguntas de nossos alunos e sobre o que realmente queremos que eles aprendam, observando a natureza da pergunta e a partir daí identificar os conhecimentos prévios que aluno já tem em relação a essa pergunta, não devendo dar a resposta pronta, mas na companhia do estudante buscar a resposta correta, fazendo-o pesquisar para tirar suas próprias conclusões e também mostrando que é capaz de construir seu próprio conhecimento, e assim, tornando-se um sujeito autônomo e crítico que tanto almejamos na nossa sociedade atual.

AS SOMBRAS...

Para haver sombra sobre uma determinada região do espaço é necessário que um objeto se interponha entre essa região e a fonte luminosa.

Com o dia ensolarado foi possível realizar com êxito a experiência sobre como se formam as sobras. Achei que teriam dificuldade para descobrir como manipular as figuras de formas e tamanhos diferentes, mas enganei-me, foi só brincarem um pouco para logo descobrir como deveriam fazer. Utilizando as figuras projetaram algumas formas de sombras no chão e depois com as mãos fizemos bichinhos para observar suas sombras. Fiquei encantada como os alunos sentiram-se desafiados ao manipularem figuras simples e com elas formaram inúmeras possibilidades. Fiz então alguns questionamentos:Para haver sombra, é necessário haver luz?Sombra é o mesmo que escuro?O claro e o escuro modificam nossas atividades diárias? Há atividades que só são feitas no claro? E no escuro? Quais? Dê exemplos de fenômenos da natureza que ocorrem no claro e no escuro?Qual a importância das sombras na natureza? Cite alguns fenômenos em que se percebe essa importância. A sombra de uma árvore é igual durante todo o dia? Por quê?Outro fato que me deixou admirada foi como as crianças possuem saberes de suas observações a respeito da natureza, pois tiveram respostas para todas as perguntas feitas, mesmo aquelas que imaginei que não conseguiriam responder.

ESPAÇO E FORMAS


Acredito que uma das formas mais naturais de incluirmos o estudo de espaço e forma nas aulas de matemática é através de brincadeiras. Brincar desenvolve diversas relações de espaço.
Ao se falar em geometria, é comum imaginar atividades em que as crianças apenas reconheçam formas geométricas como círculos, quadrados, retângulos através de desenhos e pinturas e da nomeação dessas figuras. As crianças também desenvolvem o pensamento geométrico explorando objetos no meio em que vivem. No caso dos alunos com que trabalho, apesar da grande dificuldade em surgir, espontaneamente, uma impressão ou construção própria, há a possibilidade de exploração dos materiais, que já elevam o conhecimento. Trabalho as primeiras noções de formas geométricas na sala de aula com massa de modelar. É uma ótima forma de aprender brincando. Enquanto brincam e montam as formas geométricas o aluno descobre que o Sol é um círculo, que a janela é quadrada e que o teto da casa é um triângulo, sendo assim, as formas geométricas estão por toda parte.Esta atividade ajuda os alunos a identificar e reconhecer as formas geométricas manipulando e visualizando suas construções. Identificando-as através de brincadeiras, torna-se assim mais atrativo o processo de ensino e aprendizagem.

TEMPO E ESPAÇO

O objetivo de trabalhar com Estudos Sociais é fazer com que o aluno possa construir noções de tempo e espaço, refletindo sobre as relações sociais no contexto em que está inserido. Existem inúmeras possibilidades de aprendizagem nesse sentido, onde são infinitas as abordagens que podemos fazer a respeito de atividades, onde os conceitos deixam de serem fórmulas prontas e passam a ser construções dos alunos, a partir de saberes e vivências do cotidiano de cada um. O vivenciar não está exclusivamente no universo da sala de aula, do espaço escolar em si, pois a aprendizagem só tem razão de existir quando nos leva efetivamente a um sentido de prática, de vivência, um sentido de ser. A realidade cotidiana é o ponto de partida, onde retiramos os elementos para se pensar o mundo e entendê-lo, isso só é possível quando a pessoa descobre sua individualidade e seu papel nos grupos sociais, é muito importante que a criança descubra a existência de realidades diferentes da que vive. A partir das aulas de¨estudos sociais¨o aluno se sente estimulado a curiosidade e o desejo de novas descobertas. A muito que as informações sobre a história de vida dos alunos é vista como parte importante para o¨pensar¨ pedagógico, surgiu a proposta da elaboração de uma linha de tempo, onde os alunos e suas famílias fizessem um resgate histórico de suas vidas através de fotos e informações, e essa atividade leva a criança a descobrir-se dentro do seu contexto familiar. Construímos a linha do tempo, primeiro fizemos a minha para que eles entendessem, pois são alunos do 1º ano EF, depois a deles. Fizemos muitas reflexões a partir delas. Entendemos que os acontecimentos do passado e do presente marcam o nosso tempo. As histórias de vida de cada um de nós se interligam e formam a identidade dos grupos dos quais fazemos parte. Conhecer que a noção de espaço e tempo pela criança é algo que exige uma preparação que deve ser provocada intencionalmente em sala de aula foi uma descoberta muito enriquecedora para minha prática.

quarta-feira, junho 18

AULA DE CIÊNCIAS

A primeira aula de ciências foi muita criativa, o professor explorou de maneira lúdica o nosso conhecimento prévio sobre assuntos relacionados aos estudos da ciências. Ao desenhar pude observar a grande dificuldade que temos para trabalhar sobre assuntos científicos. Não costumamos lembrar que existem átomos, gases, micróbios e outras coisas que não enxergamos a olho nu e trazem questões intrigantes, pois precisamos muito do concreto, para acreditar que exista. Estamos bitolados a algumas linhas de raciocínio, acreditando somente no que é visível e palpável, o resto é como se não existissem. Depois comparamos as semelhanças e diferenças entre os desenhos e observamos que as representações gráficas mais idênticas foram as comuns do nosso cotidiano e as diferentes foram as relacionadas a sentimentos, isso significa que as pessoas tem diferentes maneiras de expressar seus sentimentos.
Para realizar os desenhos com os alunos tive que adaptá-los para a faixa etária das crianças (6 anos). A atividade despertou a curiosidade das crianças, sendo o lúdico e o emocional que apareceram para serem desenhados foram grandes atrativos para elas, pois formularam perguntas, suposições e hipóteses sobre os desenhos. Chegamos à conclusão de que tudo aquilo que está presente em nosso meio é mais fácil de identificarmos, pois o pensamento é algo que associamos com aquilo que vemos, sentimos, cheiramos, manuseamos e vivemos. Com esta atividade descobri o que os alunos sabem muito sobre meio ambiente, então devemos levá-los a querer descobrir o que ainda não sabem. Podemos utilizar esta atividade como auxílio na introdução de temas científicos, porque a mesma nos auxiliará em nosso compromisso de contribuir para que a criança leia e seu mundo e também o amplie percebendo as representações que os outros fazem deste mesmo mundo, lançado o desafio para explorarem seus conceitos elaborando e transformando outros do seu cotidiano.

CLSSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO

Ao pensar a respeito da classificação e seriação, quanto ao estudo da matemática, percebi que é algo mecânico nas salas de aula e que os alunos fazem sem perceberem. No momento em que organizam os brinquedos, representam as formas geométricas através de desenhos e também quando formam filas separando as meninas dos meninos por ordem de tamanhos ou até organizando o material escolar, utilizam a classificação e seriação naturalmente. Isso significa que a matemática é um mecanismo presente em nossas vidas sem percebermos, nos hábitos sociais e culturais que nos são apresentados desde o nascimento, sendo uma necessidade em nossas vidas, uma adequação a problemática em que a vida se impõe, onde o indivíduo aprende a solucionar questões e desafios que seu meio lhe apresente. Estudar essa disciplina abriu caminhos para que eu pensasse a maneira que estava ajudando meus alunos na aprendizagem, e com certeza foi uma enorme ajuda como profissional da educação.

CORRENDO ATRÁS DO TEMPO PERDIDO...

Retomar os trabalhos no blog é uma tarefa que com certeza se caracteriza pelo aprimoramento e aprofundamento dos conhecimentos. Mas esse semestre confrontou-se com uma fase muito difícil na minha vida, tive que dar prioridade a saúde da minha mãe, que passou por um transplante de fígado bem complicado, e com isso não consegui manter as postagens do meu blog em dia, acumulando as atividades e correndo atrás do tempo. Mas não deixei a ¨peteca¨ cair, apesar de toda essa turbulência, uma das prioridades da minha vida é concluir esse curso, e principalmente qualificar a minha prática pedagógica, que já venho com certeza, qualificando no decorrer do tempo, através dos trabalhos acadêmicos que estamos desenvolvendo. Todas as nossas práticas vêm recebendo as influências e os aprofundamentos teóricos de cada interdisciplina trabalhada. Hoje me vejo uma professora diferente em relação as minhas colegas de trabalho, muito mais reflexiva em cada proposta, pesquiso, faço planejamentos, pois tenho mudado as minhas aulas, que também vem mudando o contexto e tornando-se mais enriquecido, tudo de uma forma clara e dentro da realidade dos meus alunos, introduzindo uma educação com novos conhecimentos partindo da vivência de cada um, levando-os para um aprendizado mais amplo, onde eu possa avaliá-los de uma forma em que se leve em conta suas aptidões e suas dificuldades, para que estes possam superá-la.