quarta-feira, junho 2

Os pequenos seres do nosso mundo

Dentro do plano desta semana, estudamos a rotina de um formigueiro (especial da revista Nova Escola), assistimos a dois tipos de vídeos sobre a vida das formigas. Um deles foi o filme infantil “Vida de insetos”( Flik é uma formiga cheia de idéias que, em nome dos "insetos oprimidos de todo o mundo", precisa contratar guerreiros para defender sua colônia de um faminto bando de gafanhotos). O outro é um documentário sobre insetos verdadeiros, onde apareciam vários tipos de formigas (com asas e sem asas), e para concluirmos a nossa pesquisa, fomos observar as formigas no pátio da escola. Os alunos tiveram vários olhares diferentes sobre esse inseto podendo fazer uma comparação entre a fantasia e a realidade. A exploração do meio desenvolve no aluno a capacidade de pensar, construindo conceitos e conhecimentos pelo próprio esforço. Nesta perspectiva de envolvê-lo na observação e descrição de tudo que o cerca, observamos atentamente a função das formigas no seu meio natural, levando-os a conhecer as características sociais desses insetos. Ao participar das decisões sobre o que investigar e como fazê-lo, tornou-se uma experiência única, criativa e desafiadora para eles, pois promoveu uma construção de conhecimento de conduta científica, permitindo que vivessem experiências significativas para as suas aprendizagens. Essa, sem dúvida é a melhor maneira de aprender, buscando respostas pelos próprios alunos.
O ensino de ciências é o estudo de tudo que nos rodeia. Devemos possibilitar que sejam vividas experiências concretas entre nós (professores e alunos), facilitando aprendizagens em conjunto, e ao mesmo tempo atendendo as necessidades naturais das crianças, que é a curiosidade de descobrir o significado das coisas.
Na natureza a criança explora seu mundo, melhorando cada vez mais a leitura do mundo. A função do professor como mediador é desafiar e incentivar o aluno a explorar o meio, para que ele próprio faça as suas descobertas, pois quando uma criança pesquisa, formula hipótese, observa e experimenta, começa a entender as relações entre o meio e o ser vivo.
“O professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações-problemas". Jean Piaget