sábado, dezembro 8

MÙSICA NA ESCOLA

Esta intedisciplina não tem o que dizer, pois quem não gosta de ouvir música?
Todos os trabalhos de música foram muito agradável e prazeroso de fazer, pois a musicalidade faz parte das nossas vidas desde que nascemos, e as crianças principalmente, adoram cantar, e estão sempre prontas a aprender alguma letra de música, sendo de todos os tipos, tradicionais, classicos infantis e até músicas modernas. Nesta atividade teriamos que escolher uma música da MPB, e ensaiar os passos para sentir a pulsação da mísica. O passo foi criado por"Lucas Ciavatta"
A minha turma é do 1º ano do Ensino Fundamental. A faixa etária dos alunos é de 6 a 7 anos. Tentei explicar os passos e depois ouvimos a música tentando acompanhar o ritmo,que não foi muito fácil para eles, pois são crianças pequenas e levam tudo na brincadeira, mas com certeza eles entenderam a melodia da música, pois já a conheciam, e sabiam cantar a letra que escolhemos do "Claudinho e Bochecha","ASSIM SEM VOCÊ". Também falei para eles sobre a compositora (Adriana Calcnhoto), que é gaúcha como nós, e sobre a vida dos cantores, inclusive a tragédia que separou a dupla. Foi uma excelente experiência e muito divertida.

LITERATURA INFANTO JUVENIL- CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Eu não poderia deixar de registra no meu blog esta experiência inusitada que vivi na aula da interdisciplina "Literatura Infanto Juvenil". Foi uma noite de "Contação de Histórias", onde os grupos apresentaram várias formas de se contar histórias infantis. Até hoje, quando lembro daquela aula presencial, sinto uma emoção tão grande, por ter assistido tanta beleza e criatividade entre as minhas colegas do curso. Foi uma noite de sonhos e fantasia, e todas nos vivemos ou revivemos por algumas horas, o mundo encantado das crianças. O meu grupo era composto pelas minhas colegas Elise, Maria Lúcia, Marlene e Gisele. Escolhemos um texto simples pela dificuldade de nos encontrarmos para o ensaio, "A Galinha Ruiva". Resultado; como aquela beleza de galinha na foto é minha, eu fui a famosa "Galinha Ruiva" na nossa Contação de História. Com esta interdisciplina aprendi realmente como existem formas mais encantadoras e atrativas de contar histórias infantis. Parabéns a todo grupo pelo excelente trabalho.

sexta-feira, dezembro 7

PROJETO DE APRENDIZAGEM

Obra do artista Francisco Motta utilizada para o nosso projeto.

Este é um trabalho de Artes Visuais feito em grupo, com a Maria Lúcia, Elise, Marlene e Gisele. Teríamos que criar um projeto baseado em um artista que escolheríamos na Bienal, após a visita que fizemos com o professor Bento. Poderíamos aplicar com os nossos alunos se quiséssemos. Achei interessante realizar com a minha turminha do 1º ano, pois fiquei curiosa, gostaria de saber como seria este procedimento na prática. Então, escolhi uma das obras mais colorida do artista Francisco Motta para que as crianças fizessem a releitura. Destribuidos em grupos e utilizando como material cartolina, tesoura, cola e EVA (material emborrachado com folhas de várias cores). Comecei a atividade contando um pouco da história do artista, pedindo que tentassem reproduzir de forma idêntica ao quadro (xerox que levei para a aula), mas após algum tempo esqueceram da obra original e passaram a fazê-las de maneiras diferentes. Olhavam atentos, mas era óbvio que não daria para reproduzi-la, sendo que a obra é feita com tinta a óleo, e escolhemos o EVA, por ser um material de fácil manuseio para as crianças. Mas os objetivos principais eram o de desenvolver o interesse pelas artes nas crianças e também observar os sentimentos que despertariam neles através desse exercício. Eles gostaram muito da experiência, e eu, "profª. coruja" adorei as obras de arte dos meus pequeninos. Ao final, pediram que seus trabalhos fossem expostos no mural da escola para que todos vissem suas obras de arte. Com esse projeto pude desenvolver nos meus alunos o espírito criativo de cada um, estimulando-os através da arte a expressar sua visão do mundo, e com isto, aperfeiçoar as tendências naturais já existentes no ser humano, que é o instinto, e que muitas vezes o esquecemos.