sábado, setembro 12

"EDUCAÇÂO DE JOVENS E ADULTOS" (EJA)

Lendo o Parecer CEB no 11/2000 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos - relator: Carlos Roberto Jamil Cury, percebi que a EJA é de grande importância para a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Um dos problemas que a educação de jovens e adultos enfrenta é falta de preparo dos docentes voltado para a EJA. A formação continuada deve envolver todos os atores participantes do ato educativo, pois a prática pedagógica na EJA também deve ser pautada no compromisso com o aluno. Os jovens e adultos, que não tendo tido o acesso e, ou permanência na escola, em idade que lhes era de direito, retornam hoje, buscando o resgate do que lhes foi negado e,ou mal garantido, enfrentam muitas dificuldades para retornar aos estudos, mas na busca de uma vida melhor, encontram na EJA, melhores perspectivas de empregos e tantos outros segmentos sociais. Neste retorno ao ambiente escolar o educando precisa encontrar docentes acolhedores, compreensivos e bem preparados, para não desanimarem, e por maiores que sejam os obstáculos encontrados, supere-os, com a ajuda dos docentes para nele permanecer. São poucas as políticas oficiais públicas de educação de jovens e adultos, e também poucos os centros de formação dos educadores da EJA. O professor com certeza sempre será uma peça importante no processo de aprendizagem do aluno e também no desenvolvimento das funções relativas às características que diferenciam esta modalidade de ensino , "funções reparadora, equalizadora e qualificadora da EJA", mas sempre valorizando e respeitando à pessoa e os saberes que ela traz do seu cotidiano, ou seja, a trajetória sócio-histórica e cultural de cada aluno, para que ele seja o co-autor de sua própria aprendizagem.

sexta-feira, setembro 11

"VIDA E OBRA DE COMÊNIO" Pai da didática.

Refletindo sobre o texto "Vida e Obra de Comênio", fiquei impressionada com suas ideias que parecem tão comporânea, mas que foram escritas a muito tempo, ou seja, há mais de 300 anos, e que até hoje ainda é a maior preocupação de todas as pessoas envolvidas com a educação. Mas elas já eram defendidas em pleno século 17 por Comênio (1592-1670), o pensador tcheco que é considerado o primeiro grande nome da moderna história da educação. Comênioabordava sobre a necessidade de dar educação a todos, tanto homens quanto mulheres, chamando a atenção dos educadores para a importância de se respeitar a capacidade de compreensão do aluno, como seres humanos dotados de inteligência, sentimentos e limites A obra mais importante de Comênio, "Didática Magna"(1657), marca o início da sistematização da pedagogia e da didática no Ocidente, inicialmente escrita
como "Didática checa", na qual ele desenvolveu suas idéias sobre o ensino. Já no prefácio, Comênio revela seu interesse pelo método: "A proa e a popa da nossa Didática será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais."

quinta-feira, setembro 10

O MENININHO

Para a realização da atividade da interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, lemos o texto "O menininho" Helen Buckley. Ele trouxe à tona lembranças do meu tempo de estudante, em que as professoras nos davam tudo pronto, só precisávamos completar ou pintar o desenho que também era nos dado prontinho. Já sabemos hoje que as pessoas que queremos formar tornem-se cidadãos críticos e conscientes dos seus direitos e deveres, capazes de transformar a sociedade, e principalmente saibam respeitar a diversidade de seus semelhantes. Nós, educadores, só desempenharemos direito o nosso papel se oportunizarmos a autonomia aos nossos aluno, dando-lhes liberdade de expressão para que possam desenvolverem a sua criatividade para se sentirem valorizados.

quarta-feira, setembro 9

"ANALISANDO O LIXO ALHEIO"

Mais uma atividade de observação na interdisciplina "Seminário Integrador", em que as nossas profªs nos levam a enxergar melhor o nosso cotidiano através de analises: O desafio era descobrir quem poderia ter gerado um certo lixo que foi entregue ao meu grupo. Que hipóteses de perfis podem ser lançados a partir dos elementos encontrados? Descrever o perfil da pessoa ou das pessoas que possivelmente geraram este lixo, destacando as evidências e indícios que foram encontrados bem como os argumentos que reforçam as hipóteses lançadas. Ao "definir o perfil"levantamos muitas hipóteses das evidências e indícios encontrados naqueles lixos. Surgiu contradições entre o grupo, até que chegamos a um senso comum. Esta atividade disparadora levou-me a entender que devemos dar oportunidades aos alunos, para que tenham a chance de olhar o seu mundo de diferentes maneiras, através de um conjunto de vivências. Como as professoras (Iris Elisabeth Tempel Costa1 e Beatriz Corso Magdalena) se referem no seu texto. "As crianças e também os adultos organizam e estruturam o mundo que está a sua volta, baseados no que têm a sua disposição: nas suas experiências, no que vêem, observam, no que ouviram ser dito, por outras pessoas ou pela mídia". "Sendo papel da escola aproximar os alunos do conhecimento cientificamente construído, é fundamental desequilibrar (no sentido piagetiano) estas ideias pré-concebidas, pois só assim o aluno começa a ter dúvidas sobre elas e estas dúvidas podem abrir espaço para a revisão, para a escuta real e para uma reconstrução".

terça-feira, setembro 8

Mais um semestre a ser vencido...


As experiências vividas com as atividades dos semestres anteriores me trouxeram muitas aprendizagens, pois todos esses conhecimentos vem contribuindo para que a minha prática docente cresça e se aperfeiçoe cada vez mais. Vamos aos estudos...