sábado, outubro 31

O MENINO SELVAGEM


“O menino Selvagem”, é um filme que relata a história de uma criança que sobreviveu sozinho na selva, alimentava-se de bolotas e raízes. O Menino Selvagem, baseia-se na historia verdadeira de uma criança encontrada a viver sozinha numa floresta francesa. Esta criança, com cerca de 12 anos de idade, não mostrava quaisquer sinais de socialização: não falava, caminhava normalmente com a ajuda das mãos, não manifestava quaisquer capacidades intelectuais e o olfato parecia ser o seu sentido mais desenvolvido. O menino coçava a cabeça e o corpo como os animais, tinha um olhar vago ... Quando encontrado, caminhava como animal com quatro patas, tomava água com a boca, era muito ágil para subir em árvores e defender-se de outros animais, não gostava de contatos físicos. Ele foi arrancado a força de seu habitat natural e entregue aos cuidados de um aldeão que o protege da curiosidade dos camponeses. Um médico lê uma notícia sobre este acontecimento e reconhece como seria útil examinar esta criança e determinar o seu grau de inteligência. Itard compreende que se trata de uma situação excepcional: um adolescente privado de educação por ter vivido afastado dos indivíduos da sua espécie.Ele era tratado com muito carinho e cuidados ele parecia não estar confortável em seu novo lar. Certo dia ele fugiu pela janela e foi pela floresta e quando sentiu fome tentou pegar uma galinha (para comer)onde foi surpreendido pelos donos da casa o afugentando. Depois retornou para casa. Aparentemente parecia ser surdo por não falar, ele não falava porque não fora ensinado a linguagem oral. Itard acreditava que Vitor também fora abandonado na selva pela família.

sexta-feira, outubro 30

Práticasde Leitura, Escrita e Oralidade no Contexto Social

Como vimos na leitura do texto; (Tem um monstro no meio da história (GURGEL, 2009). In: Revista Nova Escola. Agosto 2009.), as crianças costumam misturar fatos reais com imaginários quando contam uma história. É muito comum e faz parte do desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Daí a importância da leitura para as crianças, pois ler para eles forma o gosto pela leitura, enriquece o seu vocabulário, amplia o mundo de ideias e conhecimentos desenvolvendo a linguagem e o pensamento. As histórias estimulam a atenção, a memória, cultivam a sensibilidade e isso significa educar o espírito, ajudam por vezes a resolver conflitos emocionais e, tão importante, estimulam o imaginário da criança. Como recurso pedagógico a história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade, por isso, vamos começar a ler mais histórias às nossas crianças.

segunda-feira, outubro 26

O QUE É UM PROJETO?

Um projeto é uma intervenção pedagógica específica que visa promover avanços específicos. É um empreendimento único, não repetitivo, com início e fim bem determinados, formalmente organizado, composto de um conjunto de ações complexas e dirigidas a um objetivo preciso, pré estabelecido, de interesse para os que o realizam. É um processo de elaboração coletivo das crianças com seu professor. Tanto na Educação Infantil, quanto nas Séries Iniciais o professor deve criar estratégias, atividades e fornecer condições para que os alunos construam seu conhecimento de acordo com a idade e interesse de cada série. Desde pequeno o aluno pode, através do trabalho de projeto, estar envolvido, participando, interagindo na construção do seu conhecimento. Seu sentido é de um compromisso constante por construir certezas compartilhadas e por discutir as incertezas que permitirão a todos compreender o conteúdo e compreende-se melhor entre pares para realizar uma tarefa. Um projeto propicia ao aluno ser o protagonista, em que ele decide e compromete-se com suas escolahas, assumindo responsabilidades, exercendo o direito de eleger, organizar, corrigir e avaliar cada uma de suas ações. Viva os projetos!

domingo, outubro 25

"FESTA DO DIA DAS CRIANÇAS"

Para comemorar o Dia das Crianças com os meus alunos do 1º ano, nada como brincar de teatro. E foi no PEAD que aprendi a valorizar esta prática, pois o teatro Permite ao aluno evoluir a vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros.
Por outro lado, quando devidamente estruturado e acompanhado, ajuda o professor a aperceber-se de traços da personalidade do aluno, do seu comportamento individual e em grupo, traços do seu desenvolvimento, permitindo um melhor direcionamento para a aplicação do seu trabalho pedagógico.