sábado, outubro 14

SOU UM PROFESSOR

Sou o mais afortunado dos trabalhadores.
Um médico pode trazer uma vida ao mundo num só momento mágico. A mim é dado cuidar que a vida renasça a cada dia com novas perguntas, melhores idéias e amizades mais sólidas.
Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos. Um professor sabe que, se construir com amor de verdade, sua obra com certeza durará para sempre.
Sou um guerreiro que luta todos os dias contra a pressão de colegas, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia, mas tenho grandes aliados: a inteligência, a criatividade, o apoio dos pais, a individualidade, a criatividade, a fé, o amor e o riso. Todos vêm reforçar a minha trincheira.
E assim tenho um passado rico em recordações. Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e de alegrias, porque me é dado passar todos os meus dias com o futuro.
Sou um professor...e agradeço a deus por isso, todos os dias.
John W Schiatter, ex professor americano.
Trecho do poema extraído do best-seller
Chicken Soup for the Soul (Canja de Galinha para a alma).

segunda-feira, outubro 9

Oração da serenidade


Concedei-nos Senhor a serenidade necessária, para aceitar as coisas que não podemos modificar.
Coragem para modificar aquelas que podemos e sabedoria para distingüir uma das outras.

domingo, outubro 8

ATIVIDADE :3 QUESTÕES:TEXTO DURKLEIM



1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Que a definição engloba como se vê, fatos inter diversos, que não devem estar reunidos num mesmo vocábulo, sem perigo de confusão. A influência das coisas sobre os homens é diversa, já pelos processos, já pelos resultados daquele que provém dos próprios homens; e a ação dos membros de uma mesma geração, uns sobre outros, difere da que os adultos exercem sobre as crianças e adolescentes.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?

1ª O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz. Perfeição,ouve-se dizer muitas vezes, é o desenvolvimento harmônico de todas as faculdades humanas.

2ª Educação teria por objetivo fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si mesmo e para os seus semelhantes(James Mill). Porque a felicidade é coisa subjetiva, que cada um aprecia a seu modo. Tal forma deixa, portanto, indeterminada o fim da educação, e por conseqüência a própria educação, que fica entregue ao arbítrio individual.
No ponto fraco partem do postulado de que a uma educação ideal, perfeita, apropriada a todos os homens, indistintamente; é essa educação universal a única que o teorista se esforça por definir.

3.O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?

Para definir educação, será preciso, considerar os sistemas educativos que ora existem, ou tenham existido, e aprender deles os caracteres comuns,em face de uma geração de adultos, uma geração de indivíduos jovens, crianças e adolescentes; e que uma ação seja exercida pela primeira, sobre a segunda.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?
No discurso da história, constituiu-se todo um conjunto de idéias acerca da natureza humana, sobre a importância respectiva de nossas diversas faculdades, sobre o direito e sobre o dever, sobre a sociedade o indivíduo, o progresso, a ciência, arte etc...idéias essas que são a base mesma do espirito nacional; toda e qualquer educação a do rico e a do pobre, a que conduz às carreiras liberais, como a que
prepara para as funções industriais, tem por objetivos fixar essas idéias na consciência dos educandos..

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?
O ideal, ao mesmo tempo uno e diverso, é que constitui a parte básica da educação. Ele tem por função suscitar na criança: 1) Um certo numéros de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensável a todos os membros; 2) certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular(casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado.

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?
Durkleim conclui que a educação consiste numa socialização metódica das novas gerações. Em cada um de nós existem dois seres. Um, constituido de todos os estados membros que não se relacionam senão conosco mesmo e com nossa vida pessoal; é o ser individual.O outro é o sistema de idéias, sentimentos e hábitos, que exprimem em nós, os grupos diferentes de que fazemos parte. Seu conjunto forma o ser social. Construir esse ser social em cada um de nós tal é o fim da educação.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?
Por estarem bem longe da oposição, ou de poderem desenvolverem em sentido inverso, um do outro sociedade e indivíduo são idéias dependentes uma das outra. Desejando melhorar a sociedade, o indivíduo deseja melhorar a si próprio. A ação exercida pela sociedade, através da educação, não tem por objetivo, comprimir o indivíduo, mas ao contrário engrandecê-lo e torná-lo criatura verdadeira humana.