quinta-feira, abril 23

PERÍODOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Um dos aspectos mais conhecidos da obra de Piaget é a teoria dos períodos de desenvolvimento.
Em O nascimento da inteligência na criança, de 1936, Piaget nos mostra como, a partir dos primeiros reflexos com os quais a criança é dotada ao nascer, vão se
construindo, pouco a pouco, em interação com o meio, as condições necessárias para todas as posteriores conquistas cognitivas.
Piaget(1896-1980), psicólogo, biólogo, filósofo suíço e considerado um autor construtivista. Estudou o nascimento e o desenvolvimento da inteligência até a adolescência. Ele acreditava que a interação social influenciava, mas o que determinava era a Biologia. Tanto que, acreditava que a criança já trazia suas estruturas mentais (cognitivo) ao nascer, passando por quatro estágios de desenvolvimento infantil, desde o nascimento até a o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. . No entanto, a criança ao atingir a adolescência não iria sofrer equilíbrios, e sim, o adolescente até a fase adulta passa a aprimorar as suas estruturas cognitivas. Piaget defendia a teoria das equilibrações constantes, isto é, cada vez que a criança mudava de etapa, ela passava por um desequilíbrio para depois se equilibrar.Por ser um desenvolvimentalista, durante os seus estudos definiu os estágios de desenvolvimento, como:
Sensório-motor (0 a 2 anos); Pré-operatório ( 3 a 6 anos); Operatório concreto (7 a 11 anos);
Operatório formal (12-16 anos).

domingo, abril 19

Mosaico de Etnia-raciais




Fazer um levantamento da ancestralidade da minha família foi muito bom, pois trouxe à tona todas às lembranças do meu passado. Fez-me lembrar momentos importantes da minha vida, principalmente na juventude, ou seja, uma linda viagem no tempo. Como é gostoso recordar coisas engraçadas do nosso passado. Ríamos imitando o sotaque da minha avó materna, que tinha muito orgulho da sua origem alemã. Ela faleceu no ano passado aos 96 anos. Que saudade destas pessoas que não estão mais aqui. Mas esta atividade também me mostrou a importância de trabalhar com os alunos sobre as nossas origens, pois a maioria não conhece seu passado, nem imaginam que podem ser descendentes de índios, e que neste final de semana comemoremos o dia do índio em homenagem aos primeiros donos desta terra, chamada Brasil. Para a minha turma do 1º ano do ensino fundamental, foi muito curioso, divertido e de grandes aprendizagens, pois eles aprenderam a entender as suas etnias. E que toda esta riqueza do folclore brasileiro deve-se à diversidade cultural da população, formada por indígenas, europeus e africanos. O próximo passo é fazermos uma coletânea de cantigas de rodas e estórias folclóricas, que nossos antepassados trouxeram de seus países de origem, e que perduram até hoje. Um exemplo típico da cultura negra é a música “Escravos de Jô”.

MEUS COELHINHOS

A páscoa já passou e hoje comemoramos o Dia do Índio, mas não deu para deixar de mostrar aqui os meus coelhinhos, pois eles não sabem praticamente nada sobre o verdadeiro sentido da páscoa. Só o que querem mesmo é saber sobre os chocolates que vão ganhar, e simplesmente acreditam que um grande coelho branco vem no domingo de páscoa e enche as cestas de chocolate. Ah! Que pena que esta doce ilusão vai acabar um dia...