quinta-feira, outubro 21

Valorizando o concreto.

Analisando o meu blog neste eixo temático, recordei o quanto foi bom trabalhar com a interdiscipina de matemática, pois aprendi a valorizar os materiais concretos do cotidiano dos meus alunos para realizar várias atividades, principalmente os de sucatas, colocando os alunos em situações-problemas estimuladoras que possibilitassem o desenvolvimento dos conceitos matemáticos. Nas atividades da interdisciplina foram apresentadas várias propostas de atividades diferentes para aplicarmos em sala de aula, auxiliando na compreensão dos conteúdos como: exploração de jogos de forma lúdica, exercícios de fixação e muita criatividade no desenvolver das quatro operações, levando-os a construir novos conhecimentos por meios de atividades significativas, que valorize o cálculo mental, para enfrentar situações-problemas que surgirão no seu do dia-a-dia, e eles terão de serem capazes de resolver essas situações com competência. Foi ótimo para lembrarmos que devemos usar da criatividade para despertar o interesse dos alunos.

quarta-feira, outubro 20

Aprendendo a aprender...

A cada semestre fomos compartilhando vivencias, trocando experiências, aprendendo a aprender. Tivemos a oportunidade de trabalhar em grupos, interagindo com as colegas e descobrindo um mundo novo e fascinante através das tecnologias. Os portfólios, e os PAs da interdisciplina do Seminário Integrador, nos proporcionaram muitas aprendizagens. Fizemos uma pesquisa sobre afinidade e foi maravilhoso, pois descobri que uma palavrinha tão simples pode significar muito. Também, o PA despertou-me para os trabalhos com projetos em sala de aula, em que nos possibilitou inúmeras possibilidades de aquisição de informações na construção de conhecimentos dos alunos e do professor. Além do PA sobre afinidade, fizemos um PA sobre a influência dos desenhos animados na vida das pessoas. Com ele passei a me manter informada sobre o que os alunos costumam assistir na televisão e se isso realmente influencia na vida das crianças. Outro interdisciplina que foi de grande importância para o nosso crescimento como docente neste eixo foi a psicologia, e através da leitura dos textos da interdisciplina Psicologia da Vida Adulta, evidenciadas por Erikson, pois não costumava observar as fases da vida adulta e sim a infantil. Depois da pesquisa pude perceber como as características das fases adultas são iguais para todas as pessoas segundo Erikson, pois encontrei na minha própria família, todos os aspectos psicológicos, biológicos, intelectuais, relacionais, amorosos e profissionais que o autor descreve no seu texto.

terça-feira, outubro 19

Disciplinas dos eixos IV,V,VI.

Os trabalhos realizados nas interdisciplinas dos eixos IV, V e VI, foram muito importantes, pois estava faltando um embasamento teórico-prático, que nos trouxessem novas bases conceituais em relação aos conteúdos das disciplinas de matemática, ciências e estudos sociais.
A intedisciplina que passou a ter um reflexo maior nas minhas práticas pedagógicas, foi a de ciências “Representação do Mundo pelas Ciências Naturas”, com a leitura do texto “A DIFUSÃO DO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL” (Adriana Piva), (...) a educação no centro das atenções e toma a EA como principal estratégia contra a crescente complexidade dos problemas ambientais. A partir das reflexões da leitura do texto e de outras atividades realizadas na interdisciplina, foi que comecei a mudar meu olhar sobre o papel da educação na conscientização dos cuidados com o meio ambiente, e o compromisso, que nós como educadores, temos como mediadores nesta caminhada tão importante para a humanidade, que é a de tentar resgatar nas pessoas o respeito pela natureza, estimulando um consumo consciente no uso adequado dos recursos naturais, já que a sociedade humana vem se desenvolvendo rapidamente nas últimas décadas, principalmente com os avanços tecnológicos, e com isso, retirando da natureza tudo que precisam para uma vida confortável. Para termos todos os confortos e luxo que qualquer ser humano almeja, passamos a poluir o nosso ambiente, destruindo as florestas e extinguindo espécies, consequentemente, arrancando do nosso planeta, sem o compromisso da sustentabilidade, os recursos naturais que ela nos oferece. Por isso, todos nós temos a tarefa de preservá-lo e garantir para as vidas futuras um planeta sustentável. E, foi partindo dessa premissa, que eu e meus alunos escolhemos a temática para o estágio do curso.