quarta-feira, junho 9

PESQUISO PARA CONHECER...

A cada reflexão semanal do estágio, observo coisas que antes passava despercebido. A temática que estou usando no estágio abriu um leque de possibilidades que não imaginava quando o iniciei. A alfabetização cientifica de acordo os PCNs, possibilita o desenvolvimento das noções sobre o meio ambiente, com maior compreensão da criança sobre o mundo que a cerca e sobre si mesma, desenvolvendo atitudes responsáveis para consigo, com o outro e com o ambiente. Para ampliar o universo de conhecimentos dos meus alunos, precisei pesquisar e estudar cada detalhe dos planos de aulas, para que atraísse os alunos, favorecendo um processo reflexivo de aprendizagem. Estou sempre em busca de algo novo, que gere oportunidades no processo de alfabetização de um modo lúdico e significativo, envolvendo uma visão interdisciplinar.
Hoje, entendo o que Paulo Freire disse com, “Continuo buscando, re-procurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar e anunciar a novidade”.
Para que meu aluno se familiarize com o mundo natural, organizando um conjunto de valores, eu preciso ter consciência do meu próprio aperfeiçoamento. Quando alcanço os objetivos propostos, sinto uma satisfação enorme em estar contribuindo com a formação intelectual e pessoal dessas crianças.