domingo, setembro 21

PROJETO DE APRENDIZAGEM

Na aula presencial do Seminário Integrador V foi lançado várias perguntas, onde escolheríamos uma delas e através de grupos montaríamos um projeto de aprendizagem. Escolhemos a pergunta sobre "empatia" , ou seja, "Porque sentimos empatia por algumas pessoas e por outras não?". Ao iniciarmos o nosso projeto começamos a perceber que a pergunta não estava condizendo com o que gostaríamos de saber, apesar de que as descobertas sobre a empatia foi interessantíssimo, mas na segunda aula presencial resolvemos mudar o projeto para "Afinidade". Estamos trabalhando no projeto e no mapa conceitual e particularmente acredito que esta ficando muito bom.
Através deste material que encontrei na internet, estou entendendo melhor o significado do projeto de aprendizagem. Destaquei uma parte do texto, onde explica muito bem o que é o projeto de aprendizagem:
"O projeto de aprendizagem oportuniza novas formas de ensinar e aprender, além da quebra de paradigmas antigos na forma seqüencial de apresentação dos conteúdos, na classificação dos alunos por séries, e principalmente, na quebra, de nossas atitudes frente ao conhecimento, fazendo com que este, através das inúmeras possibilidades de aquisição de informações, possa tornar possível a aquisição/construção do verdadeiro saber, a todos os envolvidos neste processo. As informações, o conhecimento e o saber são tecidos através das interações e trocas que os projetos de aprendizagem viabilizam, onde as experiências e conhecimentos anteriores de alunos e professores, pelos confrontos pedagógicos ocorridos na busca de responder a "dúvidas temporárias" e "certezas provisórias", encontram-se na construção da aprendizagem."
Trecho retirado do site:
http://projetoaprendizagemeliskleder.pbwiki.com/O%20que%20%C3%A9%20um%20PA