domingo, maio 16

A CIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO

Refletindo sobre as cinco semanas de estágio que já se passaram, entendo que é muito importante trabalhar com as várias formas de expressão da criança, no desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Tenho incluido nos meus planos de aula estratégias pedagógicas que contribua para facilitar a apropriação da linguagem escrita partindo dessa convicção, seguindo as orientações do meu supervisor Paulo Albuquerque e da tutora Rossana.
Todas as atividades estão sendo elaboradas com o objetivo de estimular o aprendizado, a criatividade, a oralidade e a coordenação motora ampla e fina, levando-as a ter mais contato com o mundo sensorial, despertando para as cores, as formas, as letras, os números, os sons, tudo dentro da temática que escolhi para o projeto“ os animais”. Essa temática da área das Ciências naturais na alfabetização, é direcionada a “alfabetização científica na constituição da cidadania”. A alfabetização científica, segundo Krasilchik (1992: 06), constitui-se como uma das grandes linhas de investigação no ensino de ciências. Este movimento relaciona-se à mudança dos objetivos do ensino de ciências, em direção à formação geral da cidadania, tendo hoje papel importante no panorama internacional, estando "estreitamente relacionado à própria crise educacional e a incapacidade de a escola em dar aos alunos os elementares conhecimentos necessários a um indivíduo alfabetizado"
Nesta fase as crianças têm grande capacidade e estímulo para o aprendizado e para o novo, em busca de significados.
Para Paulo Freire “A aprendizagem é uma constante procura de significado das coisas. – APRENDER A APRENDER. A aprendizagem deve, pois, começar pelos acontecimentos em que os alunos estão envolvidos” – "palavramundo" (PAULO FREIRE).