terça-feira, dezembro 18

ENCERRAMENTO 2007/ TURMA 1º ANO

Aproveitando a festinha do final de ano com a minha turma, resolvi fazer uma atividade que colocássemos em prática um pouco de tudo que aprendi neste semestre com as interdisciplinas, Música, Ludicidade, Literatura, Artes Visuais e Teatro. Os alunos brincaram, cantaram, leram histórias infantis, decoraram a sala de aula e fizeram um teatrinho com temas natalinos.


A princípio os alunos decoraram a sala com o pinheirinho, cartazes e desenhos pintados por eles. Tudo com muito entusiasmo e alegria. Depois foi a vez da leitura. Selecionei uma coleção de livrinhos com historinhas natalinas e em duplas eles leram para os colegas. A letra da música cantada por eles é uma nova versão adaptada em cima da melodia da música original "Sinos de Belém". Também brincaram livremente com o papai Noel de pano, fazendo pouses para as fotos. E por final sugeri a eles que apresentassem uma peça teatral relacionada com as histórias lidas nos livros. Eles foram muito criativos, pois ao criarem seus personagens abordaram o tema "solidariedade", em que o papai Noel distribuía presentes para as crianças pobres da nossa comunidade. Fiquei muito orgulhosa de ver que meus alunos entenderam a proposta e, inteligentemente, demonstraram isso através das fotos que tirei da turma. Aqui só coloquei algumas das muitas fotos que tirei dessa turminha adorável.










































TRABALHOS COM SUCATAS

Na aula presencial da interdisciplina Ludicidade fizemos brinquedos e jogos com vários materiais sucateados, entre garrafas, rolos de papel higiênico, tampinhas de garrafas, cordão, tintas, palitos de sorvetes, caixas, papelão e outros. Foi uma aula muito criativa e prazerosa, pois todos se dedicaram a confeccionar objetos maravilhosos.
Como trabalho com 1º ano, resolvi fazer o "jogo da velha", com rolinhos de papel higiênico, pois é fácil para as crianças pequenas confeccionarem e também jogarem.