sábado, novembro 4

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Pedagogia a Distância Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Disciplina: Escola Cultura e Sociedade Pólo Alvorada
Prof.ª Vera Corazza
Atividade: ESC 7
Aluna: Elisabeth Fátima
MARX & ENGELS
Karl Marx nasceu em 1818 em Trier, Sul da Alemanha (então Prússia).
Seu pai, advogado, sua mãe descendiam de judeus, mas havia se convertido ao protestantismo. Estudou direito em Bonn e depois em Berlim, mas se interessou mais por filosofia e história.
Na universidade, aproximou-se de grupos dedicados á política.
Aos 23 anos, quando voltou a Trier, percebeu que não seria bem-vindo nos meios acadêmicos e passou a viver da venda de artigos.
Em 1843, casou-se com a namorada de infância, Jenny Von Westphalen.
O casal se mudou para Paris, onde Marx aderiu á militância comunista, atraindo a atenção de Friedrich Engels, depois amigo e parceiro
Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. Nasceu em 28 de novembro 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895. Era filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha), é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico.
Na juventude, fica impressionado com a miséria
que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família. Quando estudante, adere a idéias de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx.
Marx viveu numa época em que a Europa se debatia em conflitos, tanto no campo das idéias como no das instituições.
Em setembro de 1844, deu-se o encontro de Marx e Engels em Paris, encontro que foi o início de sua luta comum pela causa operária. Foram eles os primeiros a revelar o papel histórico do proletariado como coveiro do capitalismo e construtor do comunismo, e converteram-se em educadores e dirigentes do proletariado, em campeões da luta pela emancipação dos trabalhadores da escravidão capital.
Já na universidade, as doutrinas socialistas e anarquistas se encontravam no centro das discussões dos grupos que Marx freqüentava.
Na base do pensamento de Marx está a idéia de que tudo se encontra em constante processo de mudança. O motor da mudança são os conflitos resultantes das contradições de uma mesma realidade. Para Marx, o conflito que explica a história é a luta de classes. Segundo o filósofo, as sociedades se estruturam de modo a promover os interesses da classe economicamente dominante.
Numa de suas frases mais famosas, escrita em 1845, o pensador alemão Karl Marx (1818-1883) dizia que, até então, os filósofos haviam interpretado o mundo de várias maneiras. "Cabe agora transformá-lo", concluía. Coerentemente com essa idéia, durante sua vida combinou o estudo das ciências humanas com a militância revolucionária, criando um dos sistemas de idéias mais influentes de todos os tempos.
www.vermelho.org.br/img/obras/manifesto_comunista.asp - 233k
www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=567 - 18k

2 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Bom dia Elisabeth, tuas colocações sobre Mark e Engels estão bastante claras e objetivas e organizadas. Aproveite o final do feriado. Bjs.Adriana

Adriana Irigaray disse...

Olá, só passei para avisar do encontro presencial, no próximo sábado,dia 11/11, das 9h às 11h, no pólo,para que juntos aos professores, possamos buscar formas de facilitar o trabalho de todos nós.
Para agilisarmos o nosso trabalho, pedimos que cada um de vocês já traga
por escrito todas os temas que precisam ser tratados e solucionados.Bjs.Adri.