sábado, outubro 20

ESCREVENDO HISTÓRIAS...


Hoje quero registrar no meu blog sobre uma atividade do Seminário Integrador III, que mexeu muito comigo. Quando ela iniciou fiquei um pouco apreensiva, pois escrever o que penso nunca foi meu forte. As profes Bia e Íris dariam início a três histórias, e nós faríamos uma escrita coletiva, dando continuidade a estas histórias. Só que tudo aconteceu muito rápido, quando comecei a ler, vi que era muito difícil tentar acompanhar, pois minhas colegas estavam a mil em suas criações. Eu estava com minha mãe hospitalizada e passava o dia com ela, mas idealizando algo para quando chegasse em casa participar das escritas. Nossa! Quando chegava em frente do meu computador tudo já havia se modificado. Aí, tinha que repensar novamente. Foi incrível, porque meu cérebro teve que deixar a lerdeza de lado e raciocinar rapidamente para não perder o fio da meada, e entrar novamente nas histórias, e o que era pior, tinha que ser mais de uma participação em histórias diferentes. Fiquei boquiaberta, pois tudo foi acontecendo naturalmente, depois festejava a minha participação. Não me senti nenhuma escritora famosa como minhas colegas, mas tinha muito medo da crítica, que geralmente acontecem com os escritores, principalmente de não estar escrevendo coerentemente. Mas acredito que a proposta da atividade não era o de avaliar nossa linguagem, mas a nossa criatividade. Também tenho pensado muito nesse exercício, e o quanto ela me ajudou a quebrar as barreiras que me cercam, pois sempre acho que não vou conseguir ser tão boa quanto os outros. Também fez com que eu fizesse jus das minhas capacidades de expressão, de usar minha inteligência e criatividade. Já estou planejando fazer com meus alunos, mas quero fazer com calma, pois a turma é do 1º ano e a imaginação deles voa rapidamente, e quem sabe eu não venha ainda ser profª. de um grande escritor no futuro. Quero que saibam que o crescimento foi ótimo, pois serviu para que eu tivesse esta experiência incrível, que foi o de me sentir uma escritora de histórias, e não simplesmente uma leitora, como de costume. Participei da história infantil e a da escola.

3 comentários:

Adriana Irigaray disse...

O� Elisabeth, desenvolver uma nova atividade diferente, com outras pessoas, no come�o assusta um pouquinho. Mas o importante � a participa�o, a criatividade, poder fantasiar, sem limite algum. Tu n�o precisas ser, "t�o boa quanto os outro", basta ser tu mesma, que a tua ess�ncia acaba aflorando.A id�ia de desenvolver este mesmo trabalho, com teus alunos,trar� muitas novidades.
N�o deixe, de dividir conosco.
Bom final de semana!
Bjs...

Beatriz disse...

Querida beth, sem dúvida entendestes muito bem o espírito da proposta: agilizar a mente e a lógica, buscando manter a coerência em um texto coletivo. Notastes com precisão como essa lógica muda rapidamente ,em função de quem escreve. Gostei demais da tua postagem,onde apresentas evidências e argumentos.Só sugiro que postes mais para teres um conjunto de dados mais rico. Para finalizar, pergunto: Por que será que a lógica e o eixo da história variava à medida em que os alunos iam cooperando?
Um abração
Bea

Marlene disse...

Oi Elisabeth,
temos que postar a atividade sobre contos de fadas, estive atrapalhada nestas semanas, aguardo teu retorno.
Abraços,
Marlene