sábado, novembro 6

UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O MUNDO

No eixo VII, fizemos de início, um excelente exercício de observação na indisciplina do Seminário Integrador. As professoras do SI sempre nos proporcionaram atividades criativas para que refletíssemos sobre a nossa prática docente, repensando a ação pedagógica, os conteúdos programáticos e os materiais de ensino usados como recurso nas aulas. Com elas aprendermos a observar melhor o mundo em nossa volta, e principalmente, prestar mais atenção nos nossos alunos. A atividade do início do semestre constituía-se em analise de lixos, supostamente gerado numa residência qualquer. Deveríamos em grupo formular hipóteses sobre as pessoas que geraram aquele lixo, até que chegássemos a uma conclusão. O exercício de observação e formulação de hipóteses é uma atividade muito criativa para trabalhar com os alunos em sala de aula, pois desperta a curiosidade, desafiando-o a ter iniciativa frente a sua própria aprendizagem. Acreditar no potencial do aluno, aprendendo junto, desafiando-o e incentivando-o, para que ele próprio faça as suas próprias descobertas, é eficaz quando usadas com metodologias que desenvolva habilidades de observação e comparação numa concepção de trabalho educativo ancorado na vivência do aluno. O importante é aprender a pensar. Foi o que aprendemos com as professoras Ires e Bea durante o curso. Ou seja, ter um olhar mais aguçado para vida e para as pessoas que estão a nossa volta, e também ter um olhar crítico sobre o mundo, e todo esse novo olhar sobre as nossas ações docentes nos trouxe significados fundamentais para a nossa aprendizagem como discente.

Nenhum comentário: