terça-feira, outubro 19

Disciplinas dos eixos IV,V,VI.

Os trabalhos realizados nas interdisciplinas dos eixos IV, V e VI, foram muito importantes, pois estava faltando um embasamento teórico-prático, que nos trouxessem novas bases conceituais em relação aos conteúdos das disciplinas de matemática, ciências e estudos sociais.
A intedisciplina que passou a ter um reflexo maior nas minhas práticas pedagógicas, foi a de ciências “Representação do Mundo pelas Ciências Naturas”, com a leitura do texto “A DIFUSÃO DO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL” (Adriana Piva), (...) a educação no centro das atenções e toma a EA como principal estratégia contra a crescente complexidade dos problemas ambientais. A partir das reflexões da leitura do texto e de outras atividades realizadas na interdisciplina, foi que comecei a mudar meu olhar sobre o papel da educação na conscientização dos cuidados com o meio ambiente, e o compromisso, que nós como educadores, temos como mediadores nesta caminhada tão importante para a humanidade, que é a de tentar resgatar nas pessoas o respeito pela natureza, estimulando um consumo consciente no uso adequado dos recursos naturais, já que a sociedade humana vem se desenvolvendo rapidamente nas últimas décadas, principalmente com os avanços tecnológicos, e com isso, retirando da natureza tudo que precisam para uma vida confortável. Para termos todos os confortos e luxo que qualquer ser humano almeja, passamos a poluir o nosso ambiente, destruindo as florestas e extinguindo espécies, consequentemente, arrancando do nosso planeta, sem o compromisso da sustentabilidade, os recursos naturais que ela nos oferece. Por isso, todos nós temos a tarefa de preservá-lo e garantir para as vidas futuras um planeta sustentável. E, foi partindo dessa premissa, que eu e meus alunos escolhemos a temática para o estágio do curso.

Nenhum comentário: