domingo, abril 19

Mosaico de Etnia-raciais




Fazer um levantamento da ancestralidade da minha família foi muito bom, pois trouxe à tona todas às lembranças do meu passado. Fez-me lembrar momentos importantes da minha vida, principalmente na juventude, ou seja, uma linda viagem no tempo. Como é gostoso recordar coisas engraçadas do nosso passado. Ríamos imitando o sotaque da minha avó materna, que tinha muito orgulho da sua origem alemã. Ela faleceu no ano passado aos 96 anos. Que saudade destas pessoas que não estão mais aqui. Mas esta atividade também me mostrou a importância de trabalhar com os alunos sobre as nossas origens, pois a maioria não conhece seu passado, nem imaginam que podem ser descendentes de índios, e que neste final de semana comemoremos o dia do índio em homenagem aos primeiros donos desta terra, chamada Brasil. Para a minha turma do 1º ano do ensino fundamental, foi muito curioso, divertido e de grandes aprendizagens, pois eles aprenderam a entender as suas etnias. E que toda esta riqueza do folclore brasileiro deve-se à diversidade cultural da população, formada por indígenas, europeus e africanos. O próximo passo é fazermos uma coletânea de cantigas de rodas e estórias folclóricas, que nossos antepassados trouxeram de seus países de origem, e que perduram até hoje. Um exemplo típico da cultura negra é a música “Escravos de Jô”.

2 comentários:

Grace Milcharek disse...

Oi Elisabeth!
É muito gratificante conhecermos a nossa ancestralidade e muito melhor quando conseguimos despertar esta busca em nossos alunos. Como você mesmo publicou, tem alunos, crianças, que nunca imaginaram que na sua história de vida existe uma ancestralidade. Considero muito importante conhecer a nossa história para me respeitarmos outro nas suas diferenças e que muitas vezes somos pertecentes a mesma etnia.

Elisabeth, permite-me algumas sugestões, como: colocar um título para esta postagem e deixar a outra postagem: "Olha que coisa mais linda" com o mesmo marcador, pois referem-se a mesma interdisciplina, o que você acha?
Um grande abraço.

Grace Milcharek disse...

Retificando a frase: Considero muito importante conhecer a nossa história ancestral, para respeitarmos o outro nas suas diferenças e que muitas vezes não somos tão diferentes, porque pertencemos a mesma etnia.