quinta-feira, abril 23

PERÍODOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Um dos aspectos mais conhecidos da obra de Piaget é a teoria dos períodos de desenvolvimento.
Em O nascimento da inteligência na criança, de 1936, Piaget nos mostra como, a partir dos primeiros reflexos com os quais a criança é dotada ao nascer, vão se
construindo, pouco a pouco, em interação com o meio, as condições necessárias para todas as posteriores conquistas cognitivas.
Piaget(1896-1980), psicólogo, biólogo, filósofo suíço e considerado um autor construtivista. Estudou o nascimento e o desenvolvimento da inteligência até a adolescência. Ele acreditava que a interação social influenciava, mas o que determinava era a Biologia. Tanto que, acreditava que a criança já trazia suas estruturas mentais (cognitivo) ao nascer, passando por quatro estágios de desenvolvimento infantil, desde o nascimento até a o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. . No entanto, a criança ao atingir a adolescência não iria sofrer equilíbrios, e sim, o adolescente até a fase adulta passa a aprimorar as suas estruturas cognitivas. Piaget defendia a teoria das equilibrações constantes, isto é, cada vez que a criança mudava de etapa, ela passava por um desequilíbrio para depois se equilibrar.Por ser um desenvolvimentalista, durante os seus estudos definiu os estágios de desenvolvimento, como:
Sensório-motor (0 a 2 anos); Pré-operatório ( 3 a 6 anos); Operatório concreto (7 a 11 anos);
Operatório formal (12-16 anos).

2 comentários:

Iris disse...

Olá, Elisabeth

Não fica claro o que queres dizer com "a criança desenvolvia sua etapa e depois surgia a inteligência."
O que seria esta etapa? A inteligência surge de onde?
Abra@os

Elisabeth Fatima disse...

Oi profª Iris!Obrigada pela dica,já retifiquei. Bjs!