quarta-feira, setembro 9

"ANALISANDO O LIXO ALHEIO"

Mais uma atividade de observação na interdisciplina "Seminário Integrador", em que as nossas profªs nos levam a enxergar melhor o nosso cotidiano através de analises: O desafio era descobrir quem poderia ter gerado um certo lixo que foi entregue ao meu grupo. Que hipóteses de perfis podem ser lançados a partir dos elementos encontrados? Descrever o perfil da pessoa ou das pessoas que possivelmente geraram este lixo, destacando as evidências e indícios que foram encontrados bem como os argumentos que reforçam as hipóteses lançadas. Ao "definir o perfil"levantamos muitas hipóteses das evidências e indícios encontrados naqueles lixos. Surgiu contradições entre o grupo, até que chegamos a um senso comum. Esta atividade disparadora levou-me a entender que devemos dar oportunidades aos alunos, para que tenham a chance de olhar o seu mundo de diferentes maneiras, através de um conjunto de vivências. Como as professoras (Iris Elisabeth Tempel Costa1 e Beatriz Corso Magdalena) se referem no seu texto. "As crianças e também os adultos organizam e estruturam o mundo que está a sua volta, baseados no que têm a sua disposição: nas suas experiências, no que vêem, observam, no que ouviram ser dito, por outras pessoas ou pela mídia". "Sendo papel da escola aproximar os alunos do conhecimento cientificamente construído, é fundamental desequilibrar (no sentido piagetiano) estas ideias pré-concebidas, pois só assim o aluno começa a ter dúvidas sobre elas e estas dúvidas podem abrir espaço para a revisão, para a escuta real e para uma reconstrução".

Um comentário:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Elisabeth!

Que bom visitar teu blog! Eles está recheado de boas reflexões acerca das leituras e discussões que estamos realizando neste semestre!
Com esta atividade proposta pelo SI VII, podemos pensar sobre os conteúdos que trabalhamos em sala de aula: como os selecionamos? como os desenvolvemos?...
Continuamos conversando, ok!
Abraços