sexta-feira, outubro 30

Práticasde Leitura, Escrita e Oralidade no Contexto Social

Como vimos na leitura do texto; (Tem um monstro no meio da história (GURGEL, 2009). In: Revista Nova Escola. Agosto 2009.), as crianças costumam misturar fatos reais com imaginários quando contam uma história. É muito comum e faz parte do desenvolvimento cognitivo dos pequenos. Daí a importância da leitura para as crianças, pois ler para eles forma o gosto pela leitura, enriquece o seu vocabulário, amplia o mundo de ideias e conhecimentos desenvolvendo a linguagem e o pensamento. As histórias estimulam a atenção, a memória, cultivam a sensibilidade e isso significa educar o espírito, ajudam por vezes a resolver conflitos emocionais e, tão importante, estimulam o imaginário da criança. Como recurso pedagógico a história abre espaço para a alegria e o prazer de ler, compreender, interpretar a si próprio e à realidade, por isso, vamos começar a ler mais histórias às nossas crianças.

Um comentário:

Simone disse...

Olá Elisabeth!
É interessante observar as crianças contando suas histórias, né? Quem sabe podes trazer algum trecho de uma história contada por uma criança para ilustrar a tua postagem. Tens o costume de trabalhar com histórias na tua sala de aula?
Um abraço, Simone - Tutora sede