quinta-feira, setembro 30

Resultado das mudanças...

O ano de 2007 foi crucial para as mudanças no fazer pedagógico em sala de aula. Era a primeira turma de 1º ano da minha escola. E eu fui escolhida para receber os pequenos que chegavam mais jovenzinhos e com muita disposição para aceitar o novo. Aproveitando a bagagem de experiências que eles traziam das escolas de educação infantil, fui colocando em prática tudo que estava aprendendo nas interdisciplinas do PEAD. Olhando as fotos no meu blog, senti uma imensa saudade de alguns alunos que não estão mais na escola. Hoje continuo fazendo muitos daquelas atividades, mas os protagonistas daquela época já estão na 4º ano, e quando cruzamos pelos corredores da escola eles ainda comentam sobre certas atividades que realizamos naquele ano (como as releituras de obras de artes) que ficaram marcado na lembrança daquelas crianças e que nunca mais esquecerão. É gratificante para o educador poder fazer a diferença na vida dos seus alunos e poder sentir isso durante os anos seguintes quando paramos para conversar com eles e relembrar o passado. O planejamento daquelas atividades tinha como objetivos desenvolver nos alunos o senso crítico e o espírito de descobertas, estimulando nas crianças a linguagem escrita, oral, cênica, corporal e plástica. Todo o desejo de transformar nos conduz a caminhos de possibilidades de atuação, a partir das reflexões e do senso crítico da nossa prática.

Nenhum comentário: