quinta-feira, janeiro 11

ECS 10 Texto Final


Educar com alegria. O professor que ama o que faz com certeza ensina o seus alunos com muito prazer esse capacidade demonstra uma esperança no fazer pedagógico.
Paulo Freire é, e sempre será uma inspiração para todos os professores e nós não cansamos de ler e refletir e tentar seguir os conselhos deixados nas mensagens do mestre, mas eu gosto muito da poesia onde ele fala da importância das pessoas dentro do contexto escolar, que a cima de tudo tremos que valorizar o ser humano.
“A escola é... o lugar onde se faz amigos, não se trata só de prédios, salas e quadros, programas horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente. O coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”. Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que não tem amizade a ninguém, nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só. Importante na escola não é só estudar. Não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se “amarrar nela”! Ora, é lógico...numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer fazer amigos educar-se, ser feliz”.
Poesia do Paulo Freire

Nenhum comentário: