quarta-feira, janeiro 10

MAX WEBER-ECS 5
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Licenciatura em Pedagogia a Distância Anos Iniciais do Ensino Fundamental Disciplina: Escola Cultura Sociedade
Pólo: Alvorada Prof.ª Vera Corazza Atividade: ESC 5 Aluna: Elisabeth Fátima
MAX WEBER- Intelectual e Sociólogo Alemão.
Um dos fundadores da Sociologia, conhecido sobretudo pelo trabalho sobre a sociologia da Religiao.
Em forma totalmente pura, as "bases de legitimidade" da dominação são somente três, cada uma das quais se acha entrelaçada - no tipo puro - com uma estrutura sociológica fundamentalmente diversa do quadro e dos meios administrativos.
Os três tipos de dominação legítima de que o autor fala são:
DOMINAÇÃO LEGAL- tendo como idéia básica que: qualquer direito pode ser criado e modificado mediante um estatuto sancionado corretamente quanto a forma tendo na dominação burocrática, sua forma mais pura.
DOMINAÇÃO TRADICIONAL - seu tipo mais puro é o da dominação patriarcal, obedece a pessoa em virtude de sua dignidade própria, santificada pela tradição: por fidelidade.
DOMINAÇÃO CARISMÁTICA - obedece-se exclusivamente a pessoa do líder por suas qualidades excepcionais e não em virtude de sua posição estatuída ou de sua dignidade tradicional, e portanto, também somente enquanto essas qualidades lhe são atribuídas, ou seja, enquanto seu carisma subsiste.
No texto o autor caracteriza cada tipo de dominação isoladamente, mas no dia a dia não existe uma dominação pura.
Nos tempos atuais nós ainda podemos ver influencias dos três tipos de dominação com predominância da dominação Legal.

Nenhum comentário: