quinta-feira, janeiro 11

ECS 11

Reflexão sobre Políticas Educacionais no Brasil
Analisando os textos que li, notei muitas desigualdade dentro dos sistemas educacionais, o federal, estadual , municipal e paticulares. Não existe uma interação dentro do sistema, pois alguns programas educacionais são isolados, e essa falta de união tem prejudicado os avanços na educação. Dentro das escolas que trabalho não foi implantado nem um programa educacional como “amigos da escola” ou “escola aberta”, apenas o que foi aprovado por lei em fevereiro de 2006, para todo o país que é o ensino fundamental de nove anos.
Comparando as escolas públicas das escolas particulares , estas últimas estão melhores equipadas, com melhor qualidade de ensino, onde tem aulas de espanhol, inglês, informática e esportes. Agora que as escolas públicas estão começando a
investir em informática, mas ainda é muito pouco perto do que seria necessário.
Apesar de haver toda essa desigualdade social a educacão, já vem apresentando progressos, porque as redes de ensino estão constantemente debatendo e realizando seminários sobre educação, procurando melhorar a qualidade de ensino do país. O que vem contribuindo com a diminuição da analfabetismo, da evasão e retenção dos alunos, mas claro que ainda precisa ser feito muito mais pela educação no Brasil. As escolas estão com mais autonomia para elaborar seus projetos políticos pedagógicos, dentro das suas realidades, apesar de que eles não estão realmente sendo usados, e outros segmentos da sociedade que também estão se reunindo para discutir a qualidade na educação.Alunos pobres que antes ficavam foram do ensino, agora já estão tendo oportunidade de concluir os estudos e estar freqüentando escolas, faculdades, um exemplo sou eu que estou na UFRGS, mas ainda precisamos que os governantes repassem mais recursos para a educação, principalmente remunerar melhor os professores para que eles possam invesstir na sua qualificação, e assim melhorar o ensino do nosso país.

Um comentário:

Marco Aurélio disse...

Elisabeth

Na escola pública em que trabalho estamos com uma taxa de evasão enorme e estamos estudando o problema, inclusive com assessoria especializada, e chegamos a conclusão que mais do que o custo do transporte ou mesmo a necessidade de trabalhar, é a falta de motivação de estudar que os empurra para fora da escola.

Um abraço

Marco Aurélio