quinta-feira, junho 19

AS SOMBRAS...

Para haver sombra sobre uma determinada região do espaço é necessário que um objeto se interponha entre essa região e a fonte luminosa.

Com o dia ensolarado foi possível realizar com êxito a experiência sobre como se formam as sobras. Achei que teriam dificuldade para descobrir como manipular as figuras de formas e tamanhos diferentes, mas enganei-me, foi só brincarem um pouco para logo descobrir como deveriam fazer. Utilizando as figuras projetaram algumas formas de sombras no chão e depois com as mãos fizemos bichinhos para observar suas sombras. Fiquei encantada como os alunos sentiram-se desafiados ao manipularem figuras simples e com elas formaram inúmeras possibilidades. Fiz então alguns questionamentos:Para haver sombra, é necessário haver luz?Sombra é o mesmo que escuro?O claro e o escuro modificam nossas atividades diárias? Há atividades que só são feitas no claro? E no escuro? Quais? Dê exemplos de fenômenos da natureza que ocorrem no claro e no escuro?Qual a importância das sombras na natureza? Cite alguns fenômenos em que se percebe essa importância. A sombra de uma árvore é igual durante todo o dia? Por quê?Outro fato que me deixou admirada foi como as crianças possuem saberes de suas observações a respeito da natureza, pois tiveram respostas para todas as perguntas feitas, mesmo aquelas que imaginei que não conseguiriam responder.

Nenhum comentário: