quinta-feira, junho 19

ESPAÇO E FORMAS


Acredito que uma das formas mais naturais de incluirmos o estudo de espaço e forma nas aulas de matemática é através de brincadeiras. Brincar desenvolve diversas relações de espaço.
Ao se falar em geometria, é comum imaginar atividades em que as crianças apenas reconheçam formas geométricas como círculos, quadrados, retângulos através de desenhos e pinturas e da nomeação dessas figuras. As crianças também desenvolvem o pensamento geométrico explorando objetos no meio em que vivem. No caso dos alunos com que trabalho, apesar da grande dificuldade em surgir, espontaneamente, uma impressão ou construção própria, há a possibilidade de exploração dos materiais, que já elevam o conhecimento. Trabalho as primeiras noções de formas geométricas na sala de aula com massa de modelar. É uma ótima forma de aprender brincando. Enquanto brincam e montam as formas geométricas o aluno descobre que o Sol é um círculo, que a janela é quadrada e que o teto da casa é um triângulo, sendo assim, as formas geométricas estão por toda parte.Esta atividade ajuda os alunos a identificar e reconhecer as formas geométricas manipulando e visualizando suas construções. Identificando-as através de brincadeiras, torna-se assim mais atrativo o processo de ensino e aprendizagem.

Nenhum comentário: