quarta-feira, junho 18

AULA DE CIÊNCIAS

A primeira aula de ciências foi muita criativa, o professor explorou de maneira lúdica o nosso conhecimento prévio sobre assuntos relacionados aos estudos da ciências. Ao desenhar pude observar a grande dificuldade que temos para trabalhar sobre assuntos científicos. Não costumamos lembrar que existem átomos, gases, micróbios e outras coisas que não enxergamos a olho nu e trazem questões intrigantes, pois precisamos muito do concreto, para acreditar que exista. Estamos bitolados a algumas linhas de raciocínio, acreditando somente no que é visível e palpável, o resto é como se não existissem. Depois comparamos as semelhanças e diferenças entre os desenhos e observamos que as representações gráficas mais idênticas foram as comuns do nosso cotidiano e as diferentes foram as relacionadas a sentimentos, isso significa que as pessoas tem diferentes maneiras de expressar seus sentimentos.
Para realizar os desenhos com os alunos tive que adaptá-los para a faixa etária das crianças (6 anos). A atividade despertou a curiosidade das crianças, sendo o lúdico e o emocional que apareceram para serem desenhados foram grandes atrativos para elas, pois formularam perguntas, suposições e hipóteses sobre os desenhos. Chegamos à conclusão de que tudo aquilo que está presente em nosso meio é mais fácil de identificarmos, pois o pensamento é algo que associamos com aquilo que vemos, sentimos, cheiramos, manuseamos e vivemos. Com esta atividade descobri o que os alunos sabem muito sobre meio ambiente, então devemos levá-los a querer descobrir o que ainda não sabem. Podemos utilizar esta atividade como auxílio na introdução de temas científicos, porque a mesma nos auxiliará em nosso compromisso de contribuir para que a criança leia e seu mundo e também o amplie percebendo as representações que os outros fazem deste mesmo mundo, lançado o desafio para explorarem seus conceitos elaborando e transformando outros do seu cotidiano.

Nenhum comentário: