quinta-feira, junho 19

TEMPO E ESPAÇO

O objetivo de trabalhar com Estudos Sociais é fazer com que o aluno possa construir noções de tempo e espaço, refletindo sobre as relações sociais no contexto em que está inserido. Existem inúmeras possibilidades de aprendizagem nesse sentido, onde são infinitas as abordagens que podemos fazer a respeito de atividades, onde os conceitos deixam de serem fórmulas prontas e passam a ser construções dos alunos, a partir de saberes e vivências do cotidiano de cada um. O vivenciar não está exclusivamente no universo da sala de aula, do espaço escolar em si, pois a aprendizagem só tem razão de existir quando nos leva efetivamente a um sentido de prática, de vivência, um sentido de ser. A realidade cotidiana é o ponto de partida, onde retiramos os elementos para se pensar o mundo e entendê-lo, isso só é possível quando a pessoa descobre sua individualidade e seu papel nos grupos sociais, é muito importante que a criança descubra a existência de realidades diferentes da que vive. A partir das aulas de¨estudos sociais¨o aluno se sente estimulado a curiosidade e o desejo de novas descobertas. A muito que as informações sobre a história de vida dos alunos é vista como parte importante para o¨pensar¨ pedagógico, surgiu a proposta da elaboração de uma linha de tempo, onde os alunos e suas famílias fizessem um resgate histórico de suas vidas através de fotos e informações, e essa atividade leva a criança a descobrir-se dentro do seu contexto familiar. Construímos a linha do tempo, primeiro fizemos a minha para que eles entendessem, pois são alunos do 1º ano EF, depois a deles. Fizemos muitas reflexões a partir delas. Entendemos que os acontecimentos do passado e do presente marcam o nosso tempo. As histórias de vida de cada um de nós se interligam e formam a identidade dos grupos dos quais fazemos parte. Conhecer que a noção de espaço e tempo pela criança é algo que exige uma preparação que deve ser provocada intencionalmente em sala de aula foi uma descoberta muito enriquecedora para minha prática.

Nenhum comentário: